Criado em agosto de 2021, o Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI é o primeiro programa de atenção à primeira infância da Paraíba e ao longo dos seus dois anos de existência tem mudado a realidade de diversas famílias patoenses.
Em Patos, a primeira infância é prioridade e com o Programa PAI tem possibilitado às novas gerações um crescimento saudável e uma sociedade mais justa e desenvolvida.
O Programa PAI é uma política pública de caráter intersetorial, estruturado a partir da integração de políticas nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social que tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, levando em consideração a família e seu contexto de vida.
Cerca de 800 famílias são beneficiadas com o Cartão do PAI que através do valor de R$ 100 reais mensais tem garantido uma maior segurança alimentar para as mães e suas crianças desde a gestação.
Na área da saúde, diversas ações são realizadas que asseguram um pré-natal de qualidade, com atendimentos de pediatras em todas as áreas da cidade, ampliação de salas de teste do pezinho e tem proporcionado uma melhor qualidade de vida para as crianças e suas famílias.
Ainda na área da saúde, por meio do projeto Novos Olhares em parceria com a Secretaria de Educação, tem melhorado a saúde visual e o desempenho escolar das crianças da rede pública municipal, com avaliações de acuidade visual, exame oftalmológico e a entrega gratuita de 800 óculos para os alunos.
A Educação tem se destacado com a construção de novas creches, reformas e ampliação de unidades escolares, com a criação de programas educacionais como o META Aprender e o Sertão Criança que têm ajudado no desenvolvimento infantil pleno das crianças e a formação dos professores municipais, além da criação do primeiro Núcleo de Desenvolvimento Infantil – Ndi que através de uma equipe multidisciplinar atende às crianças com TDAH e outras necessidades específicas da aprendizagem com intervenções psicoterapêuticas e psicopedagógicas.
Além de todas essas ações, o Programa PAI em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente tem transformado as praças da cidade em locais de convivência familiar com a implantação de parques ecológicos e inclusivos, onde as crianças tenham espaços para brincar ao ar livre junto à natureza. A educação ambiental tem sido implementada para que as crianças possam vivenciar, aprender, por meio das visitas e atividades sobre o local onde vivem.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba