Prevenção

Hospital de Patos vai disponibilizar no Outubro Rosa mais de 1.300 mamografias

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função de detectar a doença ainda em fase inicial.

Hospital de Patos vai disponibilizar no Outubro Rosa mais de 1.300 mamografias

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função de detectar a doença ainda em fase inicial. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

Ciente da importância deste exame e dentro das comemorações do Outubro Rosa, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, vai disponibilizar 1.380 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame. 

Serão ofertados 60 exames por dia direcionados para moradoras dos 89 municípios que compõem a 3ª Macrorregião de Saúde. Os exames devem ser agendados via Central de Regulação do Estado, por meio das Secretarias Municipais de Saúde. Nos demais meses, o hospital realiza cerca de 500 exames.

Além dos exames, o Hospital vai garantir a avaliação dos resultados e, caso haja a identificação de alguma anomalia, as pacientes serão direcionadas para consultas com os mastologistas do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo. 

O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, reitera o compromisso do Governo do Estado com a saúde das paraibanas.

“Essa ação do Outubro Rosa está ofertando um maior quantitativo de exames do que foi oferecido em campanhas passadas e, se chegarmos ao final de outubro e esse quantitativo não tiver sido todo preenchido, continuaremos a dispor de mais exames em novembro e até atingirmos essa meta”, afirmou o diretor.

Ele lembra que a ação faz parte do cuidado preventivo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde para as mulheres que se encontram dentro da janela de idade para realização do exame ou que têm casos de câncer de mama na família. 

“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, explica o mastologista Thiago Pereira Alencar, profissional que atua no Hospital do Bem, junto com a também mastologista Ana Rita Guedes.

O processo de disponibilização dos exames ocorrerá através de regulação. Os 89 municípios que integram a 3ª Macrorregião de Saúde receberão quantitativos correspondentes as suas demandas, através da Central de Regulação Estadual, que fará as marcações de dias e horários dos exames de cada paciente, possibilitando que cada paciente saiba o dia e horário que tem que comparecer para fazer o exame.

Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba