A Paraíba conta com 90 feiras de produtores rurais em funcionamento, todas acompanhadas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap. As feiras estão localizadas em 86 municípios e contam com 2.280 agricultores familiares comercializando a produção agrícola na ação que recebe o incentivo do Governo do Estado.
A primeira Feira do Produtor Rural da Paraíba, denominada de (Feagro), foi criada há quase três décadas na cidade de Campina Grande e tem se constituído em um importante espaço de comercialização para agricultores familiares da região. Semanalmente, em dias alternados, outras feiras também ocorrem no Bairro das Malvinas e no campus da Universidade Federal de Campina Grande.
A Feagro acontece no Parque do Povo há 28 anos, a outra no campus da UFCG existe há 23 anos e uma terceira nas Malvinas há 21 anos, reunindo 260 produtores rurais de diversas cidades, como Lagoa Seca, Fagundes, Puxinanã, Aroeiras, Massaranduba, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Matinhas, Queimadas e Campina Grande.
A Feira do Produtor de Campina Grande, assim como as demais, tem um público fiel que todas as semanas realizam suas compras.
“As feiras permitem que os produtores vendam seus produtos diretamente aos consumidores, eliminando intermediários. Isso garante não apenas a qualidade dos produtos, mas também preços mais acessíveis, beneficiando tanto os agricultores quanto os compradores”, comentou o gerente operacional da Empaer em Lagoa Seca, Antônio Venâncio, que coordena as feiras em Campina Grande.
“As feiras se destacam por promover a sustentabilidade e fortalecer a economia dos municípios, valorizando a tradição e a herança cultural da agricultura familiar em Campina Grande”, completou Venâncio. Para ele, as feiras são um espaço que celebra não só a produção agrícola, mas também a convivência comunitária e o compromisso com a qualidade de vida.
As 90 feiras dos produtores existentes são coordenadas pelo facilitador estadual das Feiras do Produtor, Severino Henrique de Lima, em todo o estado da Paraíba.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba