Na sede da Prefeitura Municipal de São José dos Ramos – PB, ocorreu uma reunião sobre a implantação da Unidade de Gerenciamento Integrada de Resíduos Sólidos. Participaram do encontro, José Gilmar representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal – SEDAM e Paulo Dália representando a empresa de consultoria que vai acompanhar tecnicamente a implantação da unidade.
Durante o encontro foi apresentado o Projeto Paraíba Mais Sustentável, que foi lançado pelo governador João Azevedo em junho de 2021, e que consiste na construção de espaços de triagem de resíduos sólidos, com um investimento pelo governo do estado em 72 município, na casa de R$ 5,1 milhões de reais.
O projeto foi elaborado pela SEDAM em parceria com órgãos e entidades da administração pública estadual, e leva em consideração as dificuldades enfrentadas pelos municípios na aplicação das ações voltadas à execução de políticas públicas direcionadas à gestão de resíduos sólidos.
O Governo do Estado entra com a construção dos galpões, cabendo aos municípios a construção da área de vivência, implantação da célula e o pátio de compostagem, além da implantação de uma Associação dos Catadores de Material Reciclável e também a coleta seletiva.
“A construção desse galpão vai permitir que as pessoas tenham uma vida digna, deixando de trabalhar em ambientes insalubres, tendo reflexos diretos não só no meio ambiente, mas na economia, pois estamos criando um ambiente para que as famílias sejam beneficiadas, além de gerarmos as condições para atrair empresas que atuam com a manufatura dos reciclados, gerando empregos diretos e indiretos. Esse é o caminho e o que antes era um problema no nosso município, estamos implantando a solução de como acabar com o lixão”. Afirmou o prefeito Matheus Amorim.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba