Saúde

Maternidade Frei Damião atinge 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024

Maternidade Frei Damião atinge 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024

Paraíba - A Maternidade Frei Damião alcançou 100% na avaliação nacional de conformidade das práticas de segurança do paciente 2024, conforme relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado na última segunda-feira (7). A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente consiste em um instrumento de avaliação dos indicadores de segurança do paciente em hospitais que possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São 21 critérios que avaliam as medidas para prevenir e reduzir danos aos pacientes, durante o atendimento de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a segurança do paciente é um pilar fundamental para a qualidade do cuidado.

A avaliação tem objetivo de promover a gestão dos riscos e a adoção de práticas de segurança em serviços de saúde de todo país, reforçando a cultura de segurança e propiciando o aprimoramento do cuidado prestado aos pacientes e melhoria da qualidade nesses serviços. Dentro desse contexto, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) se destaca por disseminar e promover, dentro da rotina da unidade, ações de conscientização sobre a importância da prevenção dos eventos adversos, ou seja, evitar ocorrências indesejadas que podem surgir durante a assistência a um paciente.

Núcleo de segurança do paciente (NSP)

O NSP é o setor que trabalha para reduzir o risco de dano desnecessário ao paciente, articulando ações e integrando instâncias que trabalham com riscos. De acordo com a coordenadora do NSP da Maternidade Frei Damião, Marília Albuquerque, o trabalho é contínuo e envolve todos os profissionais da unidade.

“A equipe do Núcleo de Segurança do Paciente desenvolve ações relacionadas às metas internacionais de segurança do paciente durante todo o ano. Entre as atividades mais frequentes, podemos destacar a abordagem in loco, palestras e capacitações voltadas para todos os profissionais da assistência direta e indireta da instituição. Com esse trabalho, conseguimos reduzir os danos e lesões associadas aos cuidados de saúde, garantir o aprimoramento da qualidade da assistência prestada aos pacientes e, assim, alcançar uma alta conformidade nas avaliações da Anvisa”, explicou.

Compromisso com a segurança do paciente

A diretora-geral da Frei Damião, Marcela Tárcia, reforça que a segurança do paciente precisa ser compreendida como um dos principais compromissos da unidade para o paciente. “É necessário entender que não basta ter os melhores profissionais da assistência, os melhores equipamentos e falhar no cuidado diário, facilitando a ocorrência de erros que podem comprometer seriamente a saúde e até a vida do paciente”, afirmou.

A Paraíba tem se destacado no cenário da segurança do paciente e, em 2024, foi eleito o quarto Estado da Federação e o primeiro das regiões Norte e Nordeste no ranking de melhor gestão sanitária da segurança do paciente, ficando atrás apenas do Distrito Federal e dos Estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás.

Este ano, além da Maternidade Frei Damião, que atingiu 100% dos indicadores, mais seis unidades receberam alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente, são elas: Hospital de Trauma de João Pessoa, Hospital de Trauma de Campina Grande, Hospital Edson Ramalho, Hospital Geral de Mamanguape, Hospital de Clínicas e Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga.