Manutenção preventiva

Manutenção preventiva é a melhor solução para um transporte de cargas seguro e eficiente

Foto: divulgação
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Paraíba - Iniciativa reduz custos e aumenta segurança para profissionais do setor

A manutenção preventiva é uma medida eficaz para garantir que os transportes de carga trafeguem de forma mais segura e gerem ainda mais economia. De acordo com um estudo do Grupo de Manutenção Automotiva, a manutenção corretiva é 40% mais cara do que a manutenção preventiva. Isso ocorre porque a manutenção preventiva acontece periodicamente e pode prevenir danos mais graves nos veículos.

“Para o transporte de cargas, a manutenção preventiva é uma iniciativa essencial para assegurar a eficiência, segurança e sustentabilidade no cotidiano. Além de diminuir os custos com reparos emergenciais, também conseguimos diminuir o risco de acidentes, que podem afetar tanto a integridade dos motoristas quanto da carga que transportam”, explicou Arlan Rodrigues, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog/NE).

Diferente dos carros de passeio, os caminhões devem passar pela manutenção preventiva em intervalos menores devido a maior carga de trabalho, exigências operacionais e condições de tráfego mais rigorosas.

Confira quais itens pedem mais atenção nos veículos e quando deve ser realizada a manutenção preventiva:

  • Troca de óleo e filtro de óleo: 10.000 a 15.000 km;
  • Verificação e troca do filtro de ar: 15.000 a 30.000 km;
  • Manutenção do sistema de freios: 10.000 a 20.000 km;
  • Revisão do sistema de suspensão: 30.000 km ou quando houver sinais de desgaste, como barulhos ou perda de estabilidade;
  • Inspeção dos pneus: 5.000 a 10.000 km;
  • Verificação do sistema de transmissão: 40.000 a 50.000 km;
  • Manutenção do sistema de direção: 20.000 a 30.000 km;
  • Revisão do sistema de arrefecimento: 40.000 a 50.000 km;
  • Verificação das luzes e sinalizações: 5.000 a 10.000 km ou antes de cada viagem.
  • Inspeção do sistema elétrico: 10.000 km ou conforme o desempenho;
  • Manutenção do sistema de exaustão: 20.000 a 30.000 km, ou se houver problemas no desempenho do motor ou aumento no consumo de combustível.
  • Calibração e alinhamento da direção: A cada 10.000 a 15.000 km ou sempre que houver problemas de direção, como vibrações ou desgaste irregular dos pneus.

O ideal é consultar as instruções dos fabricantes e principalmente prestar atenção aos sinais iniciais de possíveis problemas.

Assessoria