Nesta quinta-feira

Lucas Ribeiro entrega kits do programa Agente Jovem Ambiental e destaca importância da ação para preservação do meio ambiente

Lucas Ribeiro entrega kits do programa Agente Jovem Ambiental e destaca importância da ação para preservação do meio ambiente

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, fez a entrega de material a estudantes inscritos no programa Agente Jovem Ambiental (AJA), em Campina Grande, nesta quinta-feira (3). A iniciativa do Governo da Paraíba incentiva alunos do ensino médio e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a se engajar na proteção do meio ambiente, com a capacitação e a destinação de uma bolsa de R$ 200 durante seis meses. 

A cerimônia foi realizada no auditório da Terceira Região de Ensino e reuniu alunos da rede pública. Os kits entregues incluem mochila, camisas com proteção UV para atividades de campo, chapéu de proteção, garrafa, caderneta e caneta.

“É um investimento na preservação do meio ambiente e na nossa juventude. Essa ação se soma a tantos outras da nossa gestão estadual como o passe livre estudantil. Com isso a gente envolve cada vez mais os nossos jovens no processo educacional e colabora com a conscientização ambiental de toda a sociedade”, reforçou o vice-governador.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, ressaltou: “O objetivo da gente é criar uma conscientização coletiva. Os jovens têm a capacidade de serem multiplicadores e a partir disso vão nos ajudar a ampliar essa consciência com a preservação do meio ambiente”. 

Na região, o programa selecionou 330 alunos, sendo 150 em Campina Grande. Também integram os municípios de Soledade (20 alunos), Alagoa Grande (40), Boa Vista (20), Esperança (20), Areia (20), Algodão de Jandaíra (20) e Remígio (40). Ao todo, são 2 mil estudantes selecionados no estado

Programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

O programa AJA, uma iniciativa do Governo do Estado, tem como objetivo capacitar dois mil jovens na Paraíba, oferecendo uma bolsa-auxílio de R$ 200, certificação e aprendizado em educação ambiental. Entre os temas abordados, estão transição energética e gestão de resíduos sólidos. Os participantes também terão experiências práticas, explorando os biomas, a fauna e a flora locais, com o propósito de aprofundar seus conhecimentos sobre preservação ambiental. 

Expansão da Educação Ambiental

Educação ambiental – O professor de Geografia Thiago Oliveira, que desenvolve projetos ambientais na ECIT Elpídio de Almeida, em Campina Grande, destacou que 36 alunos da instituição foram selecionados.

“Já trabalho a temática ambiental em sala de aula e, quando soube do programa AJA, fiquei muito feliz com a possibilidade de expandir a educação ambiental para além da escola”, comentou.

A estudante Lavínia Almeida, aluna da ECIT Elpídio de Almeida, compartilhou suas expectativas em relação ao programa. “Espero adquirir uma nova visão sobre o mundo, sobre o nosso estado e sua realidade ambiental. A partir do AJA, quero tomar decisões e atitudes de protagonismo para fazer a diferença no meu futuro e no da população”, afirmou.