Vale a pena conhecer

BELEZAS ESCONDIDAS: veja locais pouco conhecidos que merecem ser visitados na Grande João Pessoa

BELEZAS ESCONDIDAS: veja locais pouco conhecidos que merecem ser visitados na Grande João Pessoa

João Pessoa, cidade que mistura tranquilidade e beleza, a cada dia faz mais sucesso entre os turistas, tanto brasileiros, quanto estrangeiros. Quem viaja à cidade percebe o ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. O Polemica Paraíba trouxe alguns locais pouco conhecidos que valem a pena ser visitados na grande João Pessoa

Centro Histórico

Um dos principais pontos turísticos de João Pessoa fica no conjunto arquitetônico de prédios históricos da cidade, conhecido como o Centro Histórico da capital paraibana. A região fica no Centro, e é composta por locais como a Praça João Pessoa, o Hotel Globo e a Casa da Pólvora.

O Centro Histórico também sedia várias festas e ações culturais, como o “Sabadinho Bom”, evento semanal e gratuito que oferta música aos sábados. Há também exposições na Casa da Pólvora e várias outras iniciativas culturais no Hotel Globo e em bares e restaurantes localizados na região.

Centro Cultural São Francisco

O Centro Cultural São Francisco está localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa, funciona em um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro, constituindo um dos mais notáveis testemunhos do Barroco no Brasil. Por sua importância, foi tombado pelo IPHAN. Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e aparentemente a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas ainda é conhecida também pela antiga denominação.

Praia Barra de Gramame

A Barra de Gramame é uma praia com um belo visual, onde visitantes podem mergulhar tanto em água salgada quanto doce, já que lá ocorre o encontro do rio com o mar. O destino está localizado a cerca de 22 quilômetros de João Pessoa, percurso feito em pouco mais de meia hora de carro.

Os passeios de buggy ou van pelo Litoral Sul costumam fazer uma breve parada na Barra de Gramame. Junto à orla ficam alguns quiosques e uma feirinha de roupas e artesanato. 

Praia de tabatinga

Há quem chame a praia de Tabatinga de “privada”, por toda a tranquilidade encontrada no local. Vizinha à praia de Coqueirinho, esse paraíso – que na verdade é público – fica no Conde, Litoral Sul da Paraíba, a 30 quilômetros de João Pessoa.

Praia de Jacarapé

A praia de Jacarapé é delimitada pelo Rio Mangabeira, ao sul, e pelo Riacho Jacarapé, ao norte. A vegetação nativa, a tranquilidade do local e o suave som das fracas ondas quebrando na costa, fazem deste pedaço do litoral pessoense o destino perfeito pra você conhecer.

Praia do amor

A praia do Amor é uma das mais bonitas do litoral sul da Paraíba. Localizada a cerca de 30 quilômetros de João Pessoa, a praia é conhecida por ser um local pacato, recomendado para descansar, e também por sua pedra furada. Dizem que tocá-la ou passar pela sua abertura garante sorte no amor. Lenda ou não, é por isso que diariamente muitos turistas visitam o local.

Mercado de artesanato

Quem pensa em comprar artesanato não pode deixar de fora do roteiro uma visita ao Mercado do Artesanato Paraibano no bairro Tambaú, em João Pessoa. O edifício conta com dois andares de lojas que oferecem os mais variados produtos: roupas em algodão, tapetes, acessórios em couro, quadros e inúmeras miudezas para enfeitar a casa e presentear os amigos. O espaço funciona diariamente das 9h às 19h, e aos domingos o mercado fecha às 18h.

Ilha da restinga

A Ilha da Restinga está distribuída em cinco ecossistemas, em posição privilegiada nas cercanias de cinco municípios litorâneos: Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita, Lucena e Bayeux. A ilha é dividida em Restinga de Baixo e de Cima, e graças à iniciativa dos irmãos Evelina e Pedro, é aberta à visitação pública. 

Estação Ciência

A Estação Cabo Branco é um espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e dedicado a ciência, cultura e arte. A estação está no topo de uma falésia entre as praias de Cabo Branco e do Seixas, conta com construções modernas e é um passeio indicado para todas as idades.

Praia da Penha

O nome desta praia tradicional deriva do símbolo de um dos maiores eventos religiosos do Brasil: a Capela de Nossa Senhora da Penha. Há mais de 250 anos, milhares de fiéis acompanham a Procissão da Penha pelas ruas de João Pessoa. A Praia da Penha, além de um secular local de devoção, também proporciona aos seus visitantes momentos especiais de lazer em um cenário digno de um paraíso.