
João Pessoa - A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, anunciou nesta quinta-feira (27) a instalação de 1.110 câmeras de videomonitoramento nos quatro câmpus da instituição. A medida foi tomada após o caso de estupro ocorrido na última segunda-feira (24), gerando preocupação na comunidade acadêmica.
Segundo a reitora, a administração da UFPB está colaborando com as investigações, oferecendo suporte à vítima e buscando formas de evitar que novos casos de violência aconteçam dentro da universidade. “Estamos trabalhando para garantir a segurança de todos os estudantes, professores e funcionários”, afirmou Terezinha.
Apesar do anúncio, a reitora destacou que a implementação das câmeras não ocorrerá de imediato, pois requer planejamento e trabalho contínuo. “Não há, por exemplo, previsão de curto prazo para aumentar o efetivo atual de seguranças. Essa é uma discussão ampla que precisamos ter dentro da universidade”, ressaltou.
Terezinha também explicou que a licitação para a instalação das câmeras foi realizada na gestão anterior, mas acabou ficando pendente devido a demandas de infraestrutura básica. No entanto, a atual administração decidiu retomar o processo para reforçar a segurança nos câmpus.
Os equipamentos serão distribuídos entre todas as unidades da UFPB, mas a instalação ocorrerá de forma gradual. Pelo tamanho e pelo número de estudantes, o Campus I, em João Pessoa, será a prioridade.