A Associação Nacional da Advocacia Criminal da Paraíba (ANACRIM-PB) divulgou, neste sábado (1º), uma nota pública em solidariedade ao advogado criminalista Joallyson Guedes Resende (OAB-PB 16.427). A entidade reforçou a trajetória profissional do jurista e criticou medidas judiciais que, segundo a associação, ferem princípios do Estado Democrático de Direito.
Joallyson Guedes Resende é especialista em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e possui mais de 2.170 citações em processos no JusBrasil. De acordo com a ANACRIM-PB, sua atuação sempre foi marcada pela defesa dos direitos fundamentais, pautada na ética e no compromisso com a justiça.
No documento, assinado pelo presidente da entidade, Rômulo Palitot, e pela presidente da Comissão de Prerrogativas, Raylla Yasbeck Campos Asfora, a associação se posiciona contra “qualquer tipo de prisão decretada com base em ilações ou presunções, sobretudo em desfavor de quem tem residência fixa, profissão lícita e mantém conduta exemplar”.
A nota enfatiza ainda que “a advocacia criminal não se curvará” e relembra que “quando um advogado é atacado pelo simples exercício de sua profissão, toda a sociedade está sob ameaça”.
Veja a nota na íntegra: