O Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso realizou, nesta sexta-feira (23), as primeiras cirurgias de vasectomia. Os procedimentos foram feitos em parceria com o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que é referência nessa assistência. Ambos os hospitais são administrados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Durante a manhã desta sexta-feira foram realizados quatro procedimentos de vasectomia e um de postectomia. Todos os pacientes passaram pelo planejamento familiar e por todo o fluxo instituído para a realização das cirurgias, que tem início nas Unidades de Saúde da Família e seguem no Hospital Santa Isabel.
“Entregamos à população, há pouco mais de um mês, o Hospital Dia, esse equipamento capaz de realizar consultas ambulatoriais de diversas especialidades, exames e cirurgias de pequeno porte; um equipamento que veio para reforçar e ampliar nossa rede, agilizando o serviço e promovendo a saúde de qualidade que a gente sempre desejou e vem trabalhando para isso aqui no Município. Hoje, a realização dessas cirurgias mostra a integração de toda a equipe da nossa rede, uma vez que os procedimentos acontecem em parceria entre dois dos nossos hospitais”, destaca a secretária executiva de Saúde, Janine Lucena.
O primeiro paciente a realizar a cirurgia foi Welviton Ferreira, de 38 anos, pai de dois filhos. “Resolvi com minha esposa que iria fazer a vasectomia e iniciamos o processo. No Hospital Santa Isabel fui muito bem recebido e passei por psicólogo, assistente social e fiz todos os exames. Quando deu o tempo exigido, por conta da lei, me informaram que a cirurgia seria aqui no Hospital Dia e preciso dizer que estou impressionado, essa é a primeira vez que vim aqui e estou bem satisfeito com a estrutura e atendimento ainda mais por ser pelo SUS”, conta o morador do bairro do Cristo.
Para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o interessado pode procurar diretamente o Hospital Santa Isabel ou se dirigir à sua Unidade de Saúde para agendar a consulta com um urologista na unidade hospitalar. Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário ao aconselhamento multiprofissional, em que são apresentados outros métodos contraceptivos ao paciente e, em seguida, são realizados os exames pré-operatórios. O usuário deve assinar o termo de consentimento para a realização da cirurgia, que acontecerá em até 60 dias. Após o ato cirúrgico, o usuário recebe as orientações pós-operatórias e é encaminhado para fazer o espermograma, exame complementar que avalia a fertilidade do homem.
Os pacientes operados nesta sexta-feira ficarão em observação pós-cirúrgica até o final do dia, quando receberão alta hospitalar.
Vasectomia – A vasectomia é uma cirurgia simples que interrompe a passagem dos espermatozóides. Após anestesia local, é feita uma pequena incisão para localizar os canais deferentes, por onde passam o sêmen com os espermatozóides. Eles são cortados e depois amarrados. Por fim, o médico fecha o pequeno corte. O procedimento costuma ser rápido e pode ser realizado até em ambulatório, sem necessidade de centro cirúrgico.
Postectomia – A postectomia, conhecida como circuncisão e/ou cirurgia de fimose, é o procedimento de remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis (glande). A remoção dessa pele facilita a higienização e diminui a incidência de algumas infecções.
Blog do Maurílio Júnior