Nostalgia

DEIXARAM SAUDADE: Relembre grandes escolas da Capital que fecharam as portas

A área ligada à educação privada de João Pessoa vem crescendo nos últimos anos, acompanhando os investimentos

DEIXARAM SAUDADE: Relembre grandes escolas da Capital que fecharam as portas

A área ligada à educação privada de João Pessoa vem crescendo nos últimos anos, acompanhando os investimentos e a expansão da nossa Capital.

Mas essa evolução acaba por muitas vezes, engolindo colégios famosos que acabam fechando às portas, deixando toda uma legião de pais e alunos, órfãos daqueles estabelecimentos.

Nessa matéria o Polêmica Paraíba apresenta algumas das principais escolas que deixaram saudades nos moradores da Capital.

GEO SUL e TAMBAÚ

O grupo GEO vaio do Ceará nos anos 90 e dominou o ensino privado de João Pessoa, por mais de 20 anos.

Com duas unidades, uma localizada nos Bancários e a outra em Tambaú, o GEO era famoso pelos bons resultados nos vestibulares e pelo alto número de alunos, que davam ao colégio a fama de ser um dos melhores e maiores do Estado.

A derrocada da instituição data de 2015, quando o grupo SEB adquiriu a marca, demitindo Alfredo Codevilla, diretor que estava no colégio desde a sua chegada na Capital e que era considerado por muitos, o motivo de sucesso do GEO.

Após graves problemas financeiros o grupo SEB decidiu descontinuar o GEO Sul e concentrar suas atenções para o novo Colégio AZ, que assumiu o nome e local da unidade de Tambaú.

HOJE EM DIA

O AZ continua funcionando em Tambaú, enquanto o Colégio Vila comprou o prédio nos Bancários e funciona desde 2022, com um viés educacional voltado ao ensino cristão.

JOÃO XXIII

O Instituto João XXIII foi fundado no dia 19 de março de 1960, por solicitação do então Arcebispo da Paraíba Dom Mário de Miranda Villas Boas.

Considerado por muito tempo um dos melhores e mais respeitados colégios do estado, chegando a comportar 1.800 alunos, o João XXIII fechou às portas de forma melancólica no final de 2017.

Com apenas 210 alunos matriculados e em graves dificuldades financeiras, a direção afirmou em comunicado ter chego ao limite e que não havia condições do colégio se manter.

HOJE EM DIA

O local por onde milhares de homens e mulheres se formaram como cidadãos, hoje é apenas um anexo administrativo do Tribunal de Justiça da Paraíba.

NOSSA SENHORA DAS NEVES

O Colégio Nossa Senhora das Neves foi fundado em 04 de novembro de 1858, a fim de promover a educação moral, religiosa e literária do sexo feminino.

Com uma história marcada por constantes crises administrativas, a escola passou por aberturas e encerramentos até se consolidar no cenário educacional do estado.

Em 1861, durante a administração de Dr. Luiz Antonio da Silva Nunes, a unidade escolar foi fechada, com a justificativa de que os serviços oferecidos não correspondiam aos custos. Foi reaberta em 1895, pelo Bispo Dom Adauto de Miranda, sob a direção administrativa das religiosas Damas do Coração Eucarístico, já que a unidade não poderia ser dirigida por padres da diocese, pois a Igreja Católica se posicionava contrária ao ensino de mulheres.

Após anos de sucesso, em 1970 foram encerradas todas as atividades do Ensino Normal, por falta de novas matrículas. Com o fim do magistério primário, e por conta das novas demandas escolares, Irmã Margarida, uma das ex-diretoras, afirmou que retirou o uso da saia como parte do uniforme das alunas e implantou o uso de calça comprida.

A última tentativa para que o Colégio Nossa Senhora das Neves permanecesse funcionando foi a inclusão do ensino misto. No entanto, as mudanças não foram suficientes para a manutenção da escola, que acabou encerrando definitivamente as atividades no fim de 2002.

HOJE EM DIA

O prédio onde funcionava o Colégio Nossa Senhora das Neves foi por um tempo Campus da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e após ser desapropriado em 2021, o local que tem área total de 16.948 metros quadrados e 6.909 metros quadrados de área construída, será o Parque Tecnológico ‘Horizontes da Inovação’, obra realizada pelo Governo do Estado.

JOÃO PAULO II

Fundado em 1980, o João Paulo II foi uma das principais escolas de João Pessoa por mais de 30 anos.

Localizado na região do Centro, ao lado da Igreja de São Francisco, o colégio era conhecido por ter um ensino bastante tradicional.

Infelizmente a pandemia da Covid-19 fez com que uma escola tão importante como o João Paulo II fechasse às portas.

HOJE EM DIA

O prédio onde funcionou o João Paulo II, hoje comporta uma instituição voltada à cultura paraibana.

PIO XII

Ao lado de Marista, Nossa Senhora das Neves e Lourdinas, o Pio XII foi por muito tempo, um dos mais tradicionais colégios da Paraíba.

A concorrência de novas escolas e graves problemas financeiros levaram o Pio XII à falência no final do ano de 2004.

HOJE EM DIA

O local que funcionou o PIO XII que fica ao lado da Igreja de São Francisco que por curiosidade fica do outro lado da rua, de onde funcionava o João Paulo II, infelizmente hoje se encontra abandonado.

OVER

Com mais de 20 anos de fundação, o Over é uma das principais escolas particulares do Rio Grande do Norte, tendo mais de 5 unidades, apenas na capital potiguar.

Em um movimento de expansão da marca, o Over chegou à João Pessoa no começo de 2020, com turmas de cursinho. No ano seguinte, o colégio abriu turmas a partir do 9º ano, até o ensino médio,

Mas a aventura da instituição potiguar durou pouco tempo e o Over fechou às portas no final do mesmo ano.

HOJE EM DIA

O local que um dia foi o Over, hoje é a casa do New Way, colégio comandado por um grupo de paraibanos.

HIPÓCRATES

Um dos mais famosos colégios da Capital no final dos anos 90 e início dos anos 2000, o Hipócrates, localizado no Jardim Luna, acabou de uma forma um tanto quanto polêmica.

Em 2009, um parecer constatou várias irregularidades no funcionamento da escola, passando por aulas vagas, professores com salários atrasados, material sendo repassado com atraso, falta de conservação e higiene do prédio, ausência do responsável pelo colégio e mudanças constantes de diretores.

Após a verificação da ausência de um documento que autorizasse o seu atual, a Câmara de Ensino Médio e Superior do Conselho Estadual de Educação deu parecer favorável ao fechamento do Hipócrates, que encerrou oficialmente às suas atividades no final do mesmo ano de 2009.

CLASSE A/OBJETIVO

Famoso por ser um dos colégios que mais aprovava alunos para às Universidades da Paraíba, o Classe A/Objetivo sempre figurava no topo dos rankings de pontuação para o ENEM.

Assim como no caso do João Paulo II, a pandemia da Covid-19, fez com que o Classe A e fosse substituído por outro colégio citado na matéria.

HOJE EM DIA

Por mais incrível que isso possa parecer, o local que um dia foi o Classe A, se transformou no Over, citado anteriormente na matéria e hoje é a casa do New Way, colégio comandado por um grupo de paraibanos.

COC

O grupo COC chegou à João Pessoa com duas unidades, uma em Manaíra e a outra no Miramar.

Para ver a qualidade do projeto, quando o colégio OVER fechou, os alunos poderiam migrar para o grupo COC, com condições especiais.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba