O empresário paraibano André Penazzi, sócio-fundador e CEO da Setai Grupo GP, foi destaque na edição de hoje da Folha de S. Paulo. Em entrevista à jornalista Stéfanie Rigamonti, Penazzi compartilhou suas impressões sobre o atual cenário do mercado imobiliário brasileiro, com ênfase no Nordeste, onde sua incorporadora atua.
Ele comentou sobre a resiliência das vendas de imóveis, mesmo com a alta da taxa básica de juros, a Selic, e o sucesso de seus empreendimentos, que vêm atraindo cada vez mais compradores de outras regiões do país, especialmente do Sudeste.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida à Folha de São Paulo:
Expansão e diferenciais do Grupo GP
André Penazzi, que faz parte da terceira geração de uma família de empreendedores do setor da construção civil, fundou a incorporadora e construtora Guedes Pereira em 2009, em João Pessoa. A empresa, que opera em diferentes segmentos do mercado imobiliário, planeja expandir suas operações para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará a partir de 2025.
Sobre a alta da Selic e o mercado imobiliário
Penazzi comentou que, mesmo com o novo ciclo de alta da Selic, a compra de imóveis no Brasil segue forte, especialmente para incorporadoras estratégicas em seus lançamentos. “Os produtos com bom posicionamento e localização, que oferecem soluções arquitetônicas adequadas ao público-alvo, continuam sendo um sucesso de vendas em todo o país”, afirmou
Comparação com o mercado automotivo
O empresário comparou a transformação no mercado imobiliário com o impacto que os carros elétricos trouxeram ao setor automotivo, destacando a importância do design e da funcionalidade nos imóveis. “Hoje, os prédios não são apenas moradias, são vida. Eles trazem acolhimento, facilidades e comodidades. O público do Minha Casa, Minha Vida, especialmente os jovens, está buscando muito mais por esses diferenciais.”
Destaque para o Nordeste
Segundo Penazzi, o Nordeste tem se mostrado uma região bastante atrativa para os consumidores, tanto pela qualidade de vida quanto pelos preços competitivos dos imóveis. Ele destacou que, na região, muitos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida estão localizados em zonas nobres e bem urbanizadas, o que aumenta ainda mais a atratividade.
Crescimento contínuo
Mesmo em períodos de crise, o Grupo GP continua a crescer com taxas acima de 20% ao ano. Penazzi atribui o sucesso da empresa ao bom relacionamento com corretores e ao alto padrão de seus produtos, mesmo em empreendimentos voltados para o segmento de habitação popular.
Com Paraíba Businnes