Pré-carnaval

Bloco Portadores da Folia anima prévias carnavalescas de João Pessoa

O desfile ocorre, na próxima terça-feira (25), com concentração a partir das 14h, na Avenida Almirante Tamandaré.

Bloco Portadores da Folia anima prévias carnavalescas de João Pessoa

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), instituição do Governo do Estado, movimenta a programação do Projeto Folia de Rua com o Bloco Portadores da Folia. O desfile ocorre, na próxima terça-feira (25), com concentração a partir das 14h, na Avenida Almirante Tamandaré, na Praia de Tambaú, em João Pessoa. A saída está programada para as 15h, até o Largo da Gameleira. O bloco será puxado pela Banda Tentáculos e o palhaço Pipi.

A festa tem como objetivo integrar, socializar e oferecer oportunidade à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, familiares e a toda comunidade de participar da prévia carnavalesca da capital, com acessibilidade e inclusão.

Com o tema ‘Com alegria e inclusão, todo mundo é carnaval’, o bloco vai agitar o carnaval fora de época com muita inclusão, frevo e alegria. Diversas entidades de e para pessoas com deficiência aguardam o desfile, que promete arrastar uma multidão.

Segundo Simone Jordão, presidente da Funad, o bloco Portadores da Folia reúne entidades e mobiliza toda a sociedade, ao desfilar na orla marítima, garantindo um espaço afetivo das pessoas com deficiência, no exercício da sua cidadania.

“Além de ser um meio de solidificar a autoestima, concretizando a condição de igualdade com a sociedade, na capacidade de brincar, se integrar à festa, compartilhar emoções e vivenciar a folia com plenos direitos. E sua participação já se tornou uma tradição na folia de momo, quando PCDs, famílias, entidades e a sociedade, em geral, se encontram para celebrar a inclusão, acessibilidade e a alegria”, explicou.

Para garantir o desfile, a Funad obedece a algumas etapas, desde o planejamento – com participação das coordenações – programação, trabalho de divulgação com usuários, figurinos, escolha das atrações musicais e organização de todo o esquema de segurança, que conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Semob-JP e Samu, de modo que os foliões tenham toda a segurança. No dia do desfile, os servidores da instituição estão envolvidos e, durante todo o percurso, conduzem o bloco e seus participantes.

O Bloco Portadores da Folia já se consolidou como um dos mais animados e organizados do Projeto e é aguardado com muita expectativa no calendário anual do Folia de Rua. Por todo o trajeto, arrasta não apenas pessoas com deficiência e suas famílias, mas também simpatizantes e turistas, que se encantam com a energia dele.