Hoje, dia 05 de agosto, é comemorado o aniversário da cidade mais bela e mais verde do Brasil, João Pessoa. São 439 anos de muita história, cultura e tradição, sendo destaque pelas suas peculiaridades e por ser a capital da qualidade de vida.
Com um Centro Histórico rico em cultura e famosa pelas lindas praias, João Pessoa é o lugar onde o sol nasce primeiro. Ela é nacionalmente conhecida como “porta do sol das Américas” por estar localizada no ponto mais extremo ao leste do Brasil.
Fundada em 1585, João Pessoa é uma cidade cheia de curiosidades que encantam tanto moradores quanto turistas. Desde suas origens coloniais até seus status de referência em sustentabilidade e patrimônio natural, a cidade combina tradição e modernidade de forma única.
Abaixo vamos apresentar algumas das curiosidades que fazem desta cidade um verdadeiro tesouro cultural e histórico.
A cidade já teve outros 4 nomes antes de se chamar João Pessoa
O primeiro nome da cidade foi Nossa Senhora das Neves. Após isso, a cidade foi chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves em homenagem ao rei da Espanha, devido à União Ibérica. Com a invasão holandesa, passou a se chamar Frederica em homenagem ao rei holandês. Após a expulsão dos holandeses, o nome mudou para Paraíba do Norte. Só a partir de 1930, com o assassinato e a consequente homenagem à João Pessoa, então Governador da Paraíba, a cidade assumiu seu nome atual.
João Pessoa é a 3ª capital mais antiga do país
Os portugueses, inicialmente desanimados com as riquezas do Brasil e focados no comércio de especiarias da Índia, enfrentaram a competição dos franceses, que exploravam o pau-brasil na Paraíba com a ajuda dos indígenas. Para enfrentar essa situação, os portugueses criaram capitanias hereditárias, incluindo a da Paraíba, após um massacre indígena em 1534.
Após cinco expedições e a vitória sobre os Potiguaras, os portugueses estabeleceram a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa), a terceira cidade do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro.
João Pessoa tem o maior monumento em estilo Barroco da América
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em João Pessoa tem o maior monumento em estilo Barroco da América, o conjunto arquitetônico do Centro Cultural de São Francisco. Essa obra começou a ser construída em 1589 e só foi concluída em 1788. Séculos mais tarde, em 1979, houve uma reforma que foi concluída em 1990, reabrindo o centro turístico para visitação.
João Pessoa é a segunda cidade “mais verde do mundo” pela ONU
João Pessoa é a segunda capital mais verde do mundo, atrás apenas de Paris, com mais de 7 km² de mata atlântica e cerca de 55 árvores por habitante. Reconhecida pela FAO e pela Fundação Arbor Day como parte do programa Tree Cities of The World, a cidade se destaca globalmente ao lado de Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto.
Possui a praia mais popular de naturismo do Brasil
João Pessoa é ideal para quem gosta de praia e naturismo. A Praia de Tambaba, localizada em Conde, a cerca de 20 km da capital, é famosa por ser um destino naturista. Se você preferir não praticar naturismo, pode aproveitar a parte não naturista da praia, onde o uso de roupas é permitido.