O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), promove durante os meses de julho e agosto o projeto PraCiência, com o objetivo de fomentar a divulgação científica para estudantes e professores do Ensino Básico e o público geral.
O projeto, fomentado por uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ciência e Inovação (MCTI), vai trabalhar duas temáticas: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, sendo realizado em duas modalidades: PraCiência na Praça e LAB.
O PraCiência é um projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior focado em divulgação científica para o ensino básico e para o público geral. O projeto está dividido em dois momentos: PraCiência LAB, com visitas aos laboratórios, e PraCiência na Praça, com exposição de atividades científicas.
Fomentado por uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ciência e Inovação (MCTI), o projeto será pautado por dois temas principais. O primeiro, Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável; o segundo, Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, levanta a pauta da rica fauna e flora do nordeste brasileiro, e como a educação científica permite a coexistência harmoniosa com nosso meio ambiente.
Os parceiros envolvidos no projeto PraCiência são: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Monumento Natural do Vale dos Dinossauros.
PraCiência na Praça – exposição pública de atividades voltadas à Ciência, a fim de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e da sociedade sobre os biomas da Paraíba, sua diversidade, valoração e restauração. A exposição é aberta ao público em geral e acontece entre os dias 28 e 30 de julho, das 8h às 17h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. A exposição tem o intuito de discutir a riqueza da fauna e da flora nordestina e como a educação científica pode promover a conservação e a restauração ambiental concomitantemente à produção sustentável.
PraCiência LAB – visitas mediadas a museus, laboratórios e espaços de divulgação científica, com o objetivo de ressaltar a importância da educação de base para o desenvolvimento da Ciência e da Sustentabilidade Socioambiental. As visitas acontecem de julho a agosto, em sete polos da Paraíba, e são destinadas a grupos escolares, de professores, pesquisadores e/ou profissionais da área do Meio Ambiente. Asvisitas são realizadas por agendamento pelo professor responsável do grupo no formulário online: https://forms.gle/m3dRvN6Ab2wUo9xSA.
Os polos estão distribuídos nos municípios de Areia, Campina Grande, João Pessoa, Patos, Rio Tinto, Sousa e Sumé. Confira abaixo os espaços de visitação em cada polo:
Vale dos Dinossauros (Sousa)
- Nova Exposição do Vale dos Dinossauros
UFCG (Patos)
- Laboratório de Ecologia e Interação de Insetos
- Laboratório de Zoologia
- Laboratório de Répteis e Anfíbios do UFCG
- Museu de Solos
- Laboratório de Pesquisa em Ensino, Zoologia e Conservação
UFCG (Sumé)
- Laboratório de Ecologia e Botânica, Viveiro e Área Experimental
UEPB (Campina Grande)
- Museu de História Natural
UFPB (Areia)
- Laboratório de Paleontologia e Evolução
- Setor de Biologia Animal
UFPB (Rio Tinto)
- Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento
- Laboratório de Ecologia Animal
UFPB (João Pessoa)
- Casa da Ciência
- Museu de Ciências Morfológicas
- Coleção de Répteis e Anfíbios
- Coleção de Mamíferos
- PET Física
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba