LUTO

Famup lamenta morte do deputado José Patriota e destaca trajetória de luta em defesa do municipalismo

A Famup, por meio do presidente George Coelho, lamentou nesta a morte do deputado estadual pernambucano e ex-prefeito, José Patriota

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), por meio do presidente George Coelho, lamentou nesta terça-feira (17) a morte do deputado estadual pernambucano e ex-prefeito, José Patriota, aos 63 anos, ocorrida no Recife. Patriota, ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e atualmente presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco passava por tratamento de um câncer, desde 2018.
 
“O municipalismo brasileiro está de luto com a partida do amigo José Patriota. Sua trajetória de vida mostra a grandeza de um homem público que se dedicou a cuidar das pessoas, por meio do fortalecimento dos municípios, já que é onde tudo acontece. A luta de Patriota em defesa do municipalismo tinha reconhecimento nacional pelas grandes ações e vitórias conquistadas em prol dos municípios. Sentiremos muita falta desse líder municipalista que dedicou a vida ao próximo”, disse George Coelho, presidente da Famup.
 
Em reconhecimento ao trabalho e à defesa dos interesses dos municípios, a Prefeitura do Recife chegou a homenagear José Patriota com a medalha de ordem do Mérito Capibaribe. Também foi agraciado com o título de Presidente de Honra da Amupe pela atuação e transformação realizada na Associação.
 
Perfil – José Patriota nasceu no município de Tabira, no sertão de Pernambuco, município ao lado de Afogados da Ingazeira onde ele se tornou Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e posteriormente prefeito por dois mandatos e deputado estadual eleito para o cargo em 2022.
 
Em seus mais de 40 anos de vida pública, exerceu cargos como vereador, vice-prefeito, prefeito, secretário do Governo de Pernambuco, deputado estadual e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Em 2007, na gestão do ex-governador Eduardo Campos, José Patriota coordenou de destacou à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Articulação Regional e na coordenação do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural).
 
Prefeito – À frente da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, José Patriota formou uma equipe de jovens técnicos especializados, mantendo a responsabilidade fiscal e o compromisso com o serviço público. Sob sua liderança, o município pavimentou 100 ruas, perfurou e recuperou 257 poços na zona rural e promoveu uma significativa melhoria nos serviços de saúde, incluindo a redução da mortalidade infantil em 66%. Como prefeito, em sua gestão a educação também prosperou, com a construção de novas escolas e centros de educação infantil, além de prêmios e medalhas conquistados por seus alunos.
 
Velório – Nas redes sociais, a família do parlamentar informou que o velório será no Cine São Jose, que fica na cidade natal dele, Afogados da Ingazeira, no sertão do Estado.

Assessoria