
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) celebra, nesta segunda-feira (7), 30 anos de atuação em defesa do municipalismo e do protagonismo das cidades paraibanas. Neste ano, a Famup consolidou o compromisso com as prefeituras através da realização da II Congresso Paraibano de Municípios e Feira de Oportunidades e Negócios (Confep), que além de capacitar gestores, promover o diálogo e aproximação com outros poderes, ganhou destaque nacional ao debater a PEC 66, pauta principal da Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília no final do mês.
O Confep 2025 superou o número de inscritos da primeira edição, chegando a quatro mil pessoas presentes no evento, que contou com 63 palestras realizadas com temas como governança, controle interno, transparência, saúde, educação, segurança pública, assistência social, cultura, comunicação, meio ambiente e trânsito.
Outro destaque no 30º ano de atuação da Federação é a criação da Escola de Gestão para Municípios, que irá fortalecer as gestões nas Prefeituras com a capacitação de servidores públicos em áreas técnicas específicas, como saúde, educação, controle interno, transparência e gestão. A aula magna aconteceu durante o Confep, e foi ministrada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho.
Celebração e fortalecimento do municipalismo
Em celebração aos 30 anos, a Famup vai promover o primeiro jantar para prefeitos, prefeitas, bancada federal e Governo do Estado. O encontro acontecerá em Brasília, quando os gestores estarão participando da XXVI Marcha dos Municípios, de 19 a 22 de maio. O evento celebra a nova fase que vive a entidade, que vem atuando de forma efetiva pelo fortalecimento das gestões municipais com capacitações, palestras e webinars.
Ao longo da sua trajetória, a Famup vem assegurando para os municípios parcerias importantes na condução das administrações, com realização de cursos sobre Lei de Licitações, Pregões, Controle Interno, transparência e preservação do meio ambiente. A Famup também é responsável pela garantia 1% do FPM, com a aprovação da PEC do 1%, que surgiu de movimento na Praça do Meio do Mundo, na Paraíba.
O Futuro do municipalismo paraibano
O presidente George Coelho destacou o crescimento e a posição que a federação ocupa no cenário do municipalismo. “A Famup se consolidou como uma entidade de referência, que dialoga, propõe, articula e constrói caminhos para fortalecer as prefeituras e melhorar a vida dos paraibanos. Além de muito orgulho do que foi feito, também renovamos o compromisso para continuar trabalhando para que as gestões, principalmente das pequenas cidades, sejam valorizadas pelo Governo Federal com repasses justos e ao mesmo tempo, tenham mais autonomia e poder de decisão”, pontuou.