Lançamento

Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 tem início domingo (15) em João Pessoa e deve reunir 500 expositores

O governador João Azevêdo abre neste domingo (15), às 17h, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2024.

Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 tem início domingo (15) em João Pessoa e deve reunir 500 expositores

O governador João Azevêdo abre neste domingo (15), às 17h, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2024.  Durante oito dias – até o dia 22 –, estão programadas palestras, reuniões, exposições de animais (bovinos, caprinos e equinos), além de realizações de seminários sobre temas referentes ao agronegócio e degustações de comidas regionais. 

O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com o Sebrae-PB, sistema Faepa/Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB) e a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). A entrada é gratuita ao público e com horário de funcionamento das 10h às 22h.

O secretário de Agricultura e Pesca, Joaquim Hugo, informou que a previsão dos organizadores é reunir mais de 500 expositores de todo o país e realizar negócios da ordem de R$ 25 milhões.

“Estamos com ótimas perspectivas, buscando superar o volume de negócios firmados no ano passado”, declarou.

A realização da expofeira está prevista no calendário anual de feiras de agronegócios da Paraíba. O calendário foi divulgado pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano, e prevê a realização de 31 eventos de março a dezembro em várias cidades paraibanas. Para Joaquim Hugo, a oficialização de um calendário é um avanço para a economia rural da Paraíba.

“Este calendário é uma estratégia para dinamizar nosso agronegócio, aproximando produtores, investidores e consumidores. Estamos criando um ambiente propício para o crescimento, a inovação e a sustentabilidade no campo, e temos certeza que nesse ano o circuito estadual de feiras será de ainda mais sucesso”, disse.

De acordo com a programação da Paraíba Agronegócios, haverá exposição de diversas raças bovinas, num total de 700 animais: Nelore, Sindi, Gir, Girolando, Guzerá, Tabapuã e Holandês. Também estão previstas duas exposições de ranqueada nacional de minigado (120 animais). 

Além dos bovinos, ocorrerá a ranqueada nacional de pôneis e cabritos (130 animais no total). Outra atração prevista é a exposição de 300 cavalos da raça Manga Larga. 

O público que comparecer ao Parque Henrique Vieira de Melo durante a semana poderá visitar estandes e currais com caprinos das raças boer, saaney, kalahari, alpina, alpina britânica e de ovinos, com cerca de 550 animais. No sábado (21) vai ocorrer um leilão de animais da raça boer. 

Os organizadores da expofeira informam que será montado um agroshopping para a exposição de máquinas, equipamentos agrícolas e implementos. Também está confirmada a presença de representantes de bancos. 

Diversão e lazer

A programação da Expofeira prevê espaços para o Kennel Clube, a Psicultura, quando terá distribuição de alevinos; exposição de répteis da caatinga (serpentes e lagartos), flores, produtores de cachaça, queijo e mel, além de mulheres empreendedoras. Para o público infantil estarão à disposição locação de charretes e pôneis. Os organizadores informam que a gastronomia regional estará representada por vários restaurantes e lanchonetes. Na terça-feira (17), estão confirmados shows com Renan da Resenha e do humorista e radialista Mução.

Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba