Banco do Brasil

Estudo econômico aponta Paraíba mais uma vez como estado com maior previsão de taxa de crescimento no PIB

Estudo econômico aponta Paraíba mais uma vez como estado com maior previsão de taxa de crescimento no PIB

Produto Interno Bruno (PIB) da Paraíba deve registrar uma expansão de 6,8% neste ano, de acordo com dados do estudo publicado pelo Banco do Brasil, neste mês de setembro, via “Resenha Regional de Assessoramento Econômico”.

Segundo o estudo, diante de um cenário de atividade econômica mais resiliente, foram promovidos ajustes positivos para todas as Unidades da Federação, sendo o ajuste mais forte para o estado da Paraíba, em linha com um maior dinamismo no setor de serviços.

No ranking das projeções com os maiores crescimentos econômicos para o ano de 2024 estão, além da Paraíba, os estados de Rondônia, Roraima, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo e Goiás.

De acordo com o secretário do Planejamento, Gilmar Martins, o estudo desenvolvido pelo Banco do Brasil confirma que os investimentos em infraestrutura em curso no estado, autorizados pelo governador João Azevêdo, principalmente, em rodovias cruciais para o escoamento de produtos, além de projetos hídricos, a exemplo do Canal Acauã-Araçagi, que deve beneficiar diversas famílias e promover o desenvolvimento da agricultura familiar, foram decisões acertadas.

“Aliado ao resultado observado no setor de comércio e aos bons resultados no setor de serviços, ambos acima da média nacional, a perspectiva econômica da Paraíba é otimista”, disse o secretário Gilmar Martins. 

PIBs DOS SETORES DA PARAÍBA – Nos três setores analisados pelo Banco do Brasil, a Paraíba apresentou taxas superiores às médias do Brasil e da Região Nordeste. Por exemplo, no PIB de Serviços, que concentra a maior força da economia, que inclui comércio e administração pública, a expectativa é que Paraíba finalize o ano com um crescimento de 7,2% este ano, enquanto a média do Brasil será de 3,3% e a do Nordeste de 3,8%, conforme o estudo.

No PIB da indústria, a Paraíba com expansão de 5,6%, também terá uma média maior que a do Brasil e a do Nordeste, que estão com previsão de crescimento de 3,4% e 5,0% respectivamente. No PIB agropecuário, o setor paraibano terá a taxa de crescimento de 6,7%, enquanto o Brasil (-1%) e o Nordeste (-2,2%) estão com projeções de queda.