O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), está promovendo as Jornadas Paraíba Produtiva em todos os 223 municípios paraibanos. Nesta quarta-feira (14), o evento acontece no município de Serraria, região do Brejo, integrante da Gerência Regional da Empaer de Solânea.
As Jornadas Paraíba Produtiva são uma iniciativa estratégica para fortalecer a agricultura familiar, respondendo diretamente às necessidades das famílias agricultoras e impulsionando o desenvolvimento rural sustentável no Estado. Em Serraria, o evento começa às 8h30, no salão paroquial na Praça João Serrão e contará com palestras, atendimentos para emissão de Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) e AgroAmigo.
Logo após a abertura, a extensionista Juliana Ferreira Lima proferirá palestra sobre as ações da Empaer no município. Às 9h10, o representante da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Bananeiras (Coopafab), Júlio Matias de Souza, falará sobre Cooperativismo na Agricultura Familiar.
O ciclo de palestras se encerra com o técnico João Batista, do AgroAmigo, que a partir das 9h40 iniciará a apresentação do Plano Safra 2024/2025. Antes do encerramento do evento, previsto para 11h, haverá atendimento às demandas dos agricultores quanto à emissão de CAFs e propostas de crédito do AgroAmigo.
Para o gerente regional da Empaer de Solânea, Gustavo Barbosa, as Jornadas Paraíba Produtiva representam mais uma ação e compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar, que, segundo ele, “contribuem para a geração de emprego, de renda e de qualidade de vida no meio rural”.
Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, as jornadas têm como objetivo principal divulgar e promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, com foco na produção de alimentos saudáveis e no fortalecimento da economia estadual.
“Em um único ambiente, podemos atender às diversas demandas das famílias agricultoras, como projetos de financiamento para atividades produtivas, aquisição de imóveis rurais, comercialização, crédito rural, entre outras ações”, afirmou.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba