As eleições para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Paraíba ocorrerá em novembro deste ano e, eis que vem sendo um dos assuntos mais comentados pela sociedade, em especial, pela classe jurídica.
Mas, ainda há uma cortina sobre quais serão os candidatos que concorrerão ao cargo de Presidente da OAB/PB, na verdade, o único pré-candidato confirmado até o momento é o atual Presidente Harrisson Targino, que tentará a sua reeleição, no entanto, desta feita, sem o apoio do seu então escudeiro e apoiador, Paulo Maia, que já declarou rompimento com o atual Presidente e pretende uma união com Maria Cristina a KIU, que surpreendeu na última eleição se consagrando em segundo lugar nas eleições.
As informações que circulam nos corredores dos fóruns é que a união entre Paulo Maia e Kiu não encontra consenso entre os apoiadores das duas chapas, a matemática não permite a disponibilidade dos cargos, é muito “Cacique” para poucas vagas e isso vem gerando discussões calorosas entre os grupos, visto que ninguém quer ceder.
Em meio a isto, alguns nomes são ventilados em grupos de WhatsApp e nas famosas enquetes de instagran, contudo, os nomes citados não têm expressão política, tampouco aceitação da classe, não conseguem sequer montar a necessária chapa que tem que contabilizar no momento da inscrição mais de 100 (cem) nomes.
Todavia, nesta sexta-feira, uma postagem no instagran chamou atenção da classe jurídica, e causou uma repercussão grande no Estado, é que o renomado advogado criminalista Inácio Queiroz, postou em suas redes sociais fotos no escritório do baluarte da advocacia Nacional, Nelson Willians, em João Pessoa, na oportunidade, ladeado por dezenas de advogados e advogadas do Estado. A postagem verbaliza que dentre os assuntos tratados na reunião como ponto crucial seriam as eleições da OAB/PB.
O encontro leva a crer que poderá ser formada uma chapa forte de oposição, importando ressaltar, então, que no after da reunião, em almoço celebrado no Gulliver Mar, verificou-se, ainda, além de Inácio Queiroz, a presença dos advogados Orlando Penha, experiente advogado de Campina Grande, e que já foi Presidente da Caixa de Assistência de Campina Grande, assim como, dos advogados Rodolfo Parceli e Ângelo Ribeiro, este, segundo informações colhidas pelo polêmica teria pretensões de ser Conselheiro Federal nas eleições vindouras, sendo um desejo, também, do seu sócio, Nelson Willians, que não medirá esforços para ter o representante do seu escritório no cargo.
Inácio Queiroz é conhecido por ter bom trânsito nos Tribunais Superiores, muito bem quisto pela classe política, visto patrocinar causas jurídicas de vários políticos do estado, bem como, provou ser muito querido pela classe jurídica, com discursos firmes e com grande aceitação da classe jurídica, isso ficou evidenciado nas últimas eleições para presidente da OAB/PB, quando foi pré-candidato, e em pesquisa realizada à época seu nome já atingia dois dígitos, porém, optou por unir a oposição e cedeu espaço para o Advogado Raoni Vita. Candidatando-se, assim, ao Conselho Federal.
O desenho das eleições da OAB vem se confirmando, a oposição começa a criar força, e a classe jurídica poderá ter mais opções de escolha e, portanto, definirá quem assumirá a OAB/PB nos últimos 3 anos.