Inicialmente, no dia 21 de setembro de 1943, Getúlio Vargas assinava a lei que determinava o piso salarial da categoria, marcando a classe na época. A alteração surgiu em 2006, após a lei federal nº 11.327, assinada pelo Presidente Lula em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, que nasceu no dia 07 de novembro de 1903. Apesar da data ter sido transferida, muitos profissionais da comunicação ainda recordam sua memória. Com isso, veja os principais nomes do rádio paraibano que já se candidataram nas eleições no estado.
Radialistas candidatos nas eleições 2024
- Márcia Rejane, vereadora (Cajazeiras)
Apresentadora da rádio Arapuan FM, Márcia Rejane oficializou sua participação nas eleições 2024 ainda em junho, quando se afastou de seu programa. O principal objetivo da ação foi justamente focar na campanha eleitoral.
Ao fazer parte da legenda do Partido dos Trabalhadores, Márcia está apoiando o candidato Chico Mendes para a prefeitura da cidade.
- Francisco Alves Tático, vereador (Cajazeiras)
Locutor e comentarista de rádio, Francisco (PP), aos 67 anos de idade, tenta vaga no legislativo municipal em Cajazeiras.
Assim como Márcia, se despediu de seu programa, na Difusora AM, no final de junho, com o objetivo de se dedicar à sua campanha.
- Eugênio Rodrigues, vereador (Sousa)
Acima de tudo, Eugênio(PTB), que apresenta seu programa esportivo na Progresso FM, é novamente candidato a vereador, tentando a reeleição.
Além disso, seu companheiro na mesma rádio, o radialista Demar Dantas(Solidariedade), também ficará fora dos serviços na comunicação por três meses, o motivo é de disputar cadeira na Câmara Municipal.
- Jamerson Ferreira, vereador (Patos)
Por outro lado, na cidade de Patos, o vereador e jornalista, Jamerson Ferreira, apresentou seu último quadro “Fala Cidade” pela Rádio Universidade FM de Patos. Sua despedida ocorreu na última sexta-feira do mês de junho.
Da mesma forma, o radialista Misael Nóbrega(MDB), da rádio Espinharas, se afastou de seu programa “Notícias da Manhã”. Posteriormente, Josivan Antero deixou a apresentação do programa “Polêmica”, no mesmo veículo.
Radialistas conhecidos em eleições passadas
- Anacleto Reinaldo, vereador (João Pessoa)
Durante as eleições municipais de João Pessoa em 2000, o famoso radialista, Anacleto Reinaldo (PDT), havia se candidatado para vereador.
Passado o período de apuração dos votos, Reinaldo não conseguiu obter a contagem mínima necessária, fazendo com que sua derrota fosse decretada naquele ano.
Contudo, de acordo com informações, em 2016, faleceu vítima de infarto fulminante.
- Heron Cid, Deputado Federal (João Pessoa)
Na última de 2022, dentre os cargos disponíveis, estava o de Deputado Federal. Com isso, o radialista Heron Cid (PSB), se candidatou à vaga.
Entretanto, após o término do período eleitoral, acabou não sendo eleito, retornando para as suas atividades enquanto comunicador.
- Nilvan Ferreira, Prefeito (João Pessoa/Santa Rita)
Na mais recente eleição municipal de João Pessoa, em 2020, Nilvan Ferreira, na época filiado ao MDB, tentou vaga no executivo da cidade.
Apesar de ter chegado ao segundo turno, perdeu aquela eleição para Cícero Lucena (PP), que somou mais de 53% dos votos.
Hoje, Nilvan (Republicanos), disputa pela chance de governar a cidade de Santa Rita, tendo como base de apoio, o próprio Governador João Azevêdo.
- Jota Júnior, Prefeito (Bayeux)
Nascido em Campina Grande, Jota Júnior (PMDB), foi um radialista e jornalista, que ficou a frente da prefeitura da cidade de Bayeux.
Seu período de governo foi entre 1 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012, totalizando seus dois únicos mandatos no executivo municipal.
Acabou falecendo em 2017, vítima de parada cardíaca em Belo Horizonte. Dois anos depois, em 2019, a Câmara de Vereadores de Bayeux realizou uma sessão especial homenageando Jota Júnior.