O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram, nessa segunda-feira (22), a aula inaugural do curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora, do projeto de extensão “Mobiliza”, promovido pelo Centro de Ciências da Saúde da UFPB.
A aula aconteceu no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, localizado no Campus I (João Pessoa), onde também serão realizados os demais encontros do curso.
Representando a Reitoria da UFPB, a pró-reitora de Extensão, Berla Moreira de Moraes, iniciou as boas-vindas aos alunos ressaltando o compromisso da instituição com as atividades de extensão. De acordo com a pró-reitora, cursos como esse são de extrema importância, pois são resultado da demanda da população.
“Ter uma mesa com diversos segmentos da sociedade que pensam a educação no trânsito, que pensam o trânsito, que pensam a proteção de direitos de forma conjunta, isso é algo que nos faz ficar cada vez mais felizes do nosso papel, do alcance do nosso papel aqui na nossa sociedade paraibana e, quiçá, no Brasil. Que essa experiência possa ser exitosa e alcance os estados brasileiros, que a gente possa ter redução do quadro de mortalidade a partir da educação”, refletiu.
O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, destacou o intenso trabalho que vem sendo feito pelo órgão na área de educação para o trânsito, sendo inclusive premiado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
“Hoje é uma tarde histórica, porque a gente junta dois órgãos, duas instituições, muito importantes para o bem-estar da sociedade paraibana. Isso vai ser realmente não uma semente, já é uma árvore, pois já está plantada, e em breve os frutos serão colhidos e será um exemplo para o país essa parceria do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba”, afirmou.
Conforme o cronograma do curso, os temas abordados na formação envolvem noções de legislação de trânsito, ética, cidadania, segurança, ergonomia, saúde na condução, primeiros socorros e psicologia no trânsito.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba