A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Conde inicia nesta segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe). A campanha será dividida em etapas, iniciando com os idosos e trabalhadores da saúde. A vacinação se estenderá até o dia 22 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Como medida preventiva ao Coronavírus, os idosos que fazem parte do grupo de risco desta nova patologia, serão vacinados em suas residências pelas equipes das UBS na qual são atendidos.
A campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de proteger antecipadamente os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. É importante destacar que esta vacina não previne o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais da saúde na exclusão de diagnósticos para o Covid19, onde os sintomas são parecidos.
A primeira etapa inicia na segunda-feira (23) e segue até o dia 08 de Abril, com a imunização de todos os profissionais da saúde e os idosos que não precisarão ir até a Unidade Básica de Saúde, pois receberão a dose da vacina em suas residências. Entre os dias 08 e 16 de Abril, será a vez das gestantes e puérperas. De 16 de Abril à 09 de maio, recebem a dose as crianças (6 meses a menores de 6 anos) e professores e professoras das redes pública e privada. A última etapa que inicia dia 09 de maio e encerra no dia 22, vai priorizar as pessoas com doenças crônicas, adultos de 55 a 59 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, adolescentes jovens de 12 a 21 anos sob medidas educativas e a população privada de liberdade.
A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Conde vão disponibilizar a vacina e seguirão o calendário dos grupos prioritários.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba