A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Saúde realizou neste sábado (13), o “Dia D de Combate à Malária”. A ação intersetorial que mobilizou todas as Secretarias e Coordenadorias da gestão municipal, realizou testes rápidos, conscientização da população, esclarecimentos sobre sintomas e de como se prevenir contra a doença. As equipes da Secretaria de Estado da Saúde também participaram da atividade.
De acordo com a Secretária de Saúde, Renata Martins, a ação foi concentrada na região do litoral, por ter sido a área de onde saíram os três casos confirmados da doença. “Estamos concentrando as equipes de ACS e ACE nas áreas de Jacumã, Carapibus e Rio do Ouro, por terem sido as áreas onde as pessoas diagnosticadas residem, então hoje estamos nessas áreas para orientar a população a como proceder em casos de sintomas suspeitos e realizar os testes rápidos, para que seja descartado qual quer suspeita”, destacou.
Morador da comunidade Rio do Ouro, o senhor Manoel Félix já teve a doença outras vezes, pois trabalhou muito tempo na África e hoje durante a ação, fez o teste rápido que deu negativo e reforçou que todos precisam se cuidar para que não tenham outros casos. “É muito importante que todo mundo se cuide. Não depende só da prefeitura, cada um tem que cuidar na sua casa, se prevenir. É uma tarefa que deve ser cumprida em união”, afirmou seu Manoel.
Juliana Santos, mora em Carapibus e trabalha em Jacumã e falou que esse esclarecimento é muito importante para a população. “Todos ficamos assustados, mas com o esclarecimento da situação, como devemos proceder e procurar no caso de qualquer sintoma, nos deixa orientados as atitudes a serem tomadas, é muito importante a gente esta sempre bem informado, porque as vezes criam pânico desnecessário”, ressaltou.
Durante toda a atividade, foram distribuídos materiais informativos além de reforçar as medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento de novos casos. O uso de repelente, evitar áreas de matas e rios, principalmente no início da manhã e final da tarde (horários que o mosquito costuma agir e se reproduzir), usar roupas claras, mosquiteiros e evitar o acúmulo de lixo e água parada.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, qualquer sintoma suspeito como, febre, calafrios, mal estar, cansaço, fraqueza, dor lombar e dor de cabeça, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que seja feito o teste rápido ou o de gota espessa. O Pronto Atendimento (Policlínica), no Centro de Conde, que funciona 24 horas por dia, também está atendendo casos suspeitos e realizando os testes. Como os sintomas são parecidos com os de outras patologias, como a zika, dengue e chicungunya, é de fundamental importância procurar o serviço de saúde, para que todos os procedimentos necessários sejam realizados.
Fonte: Secomd
Créditos: Assessoria