A Prefeita Márcia Lucena recebeu em seu gabinete, a equipe que participou da Mostra Internacional de Ciência, Engenharia e Tecnologia, a Mostratec e que garantiu ao grupo a terceira colocação com a apresentação de um projeto ecológico de um tijolo que tem o isopor como componente. O evento foi realizado entre os dias 22 e 25 de outubro em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, os alunos André Júnior e Luciano Soares e os professores Alda Cláudia e Jeimes Campos relataram para a Prefeita como foi todo o processo desde a inscrição do projeto, a notícia da aprovação, a preparação e os dias de evento que culminou com a premiação, inesperada, segundo a equipe, mas que foi bastante comemorada, por ser o resultado de muita pesquisa para se chegar na criação do tijolo.
A Prefeita Márcia Lucena ressaltou a importância desta conquista para a educação do município de Conde, que vem obtendo resultados positivos em diversas áreas. “Incentivar projetos como este, aguça a curiosidade dos alunos e alunas e também desperta o interesse para conhecer um novo mundo de oportunidades que se abrem como a participação na Mostratec e em outras mostras e campeonatos que surgirão. Tudo isso é fruto de um trabalho desenvolvido de forma correta e valorizando cada política pública que o Conde oferece para a população”, disse a prefeita.
Depois do encontro no gabinete da Prefeita, os alunos passearam pelas ruas da cidade em carro aberto e foram acolhidos por toda a população, que parabenizava a conquista dos alunos da rede municipal de ensino. “Estudamos muito para participar da Mostratec e tivemos todo o apoio da professora Alda e do professor Jeimes. Erramos bastante até chegarmos ao produto final, mas nem por isso ficamos desanimados ou pensamos em desistir. É muito emocionante poder representar a escola que você estuda e a cidade que você mora e ter tanto apoio das pessoas”, disse o estudante André Júnior.
A carreata encerrou na Escola Municipal Deputado José Mariz, onde os alunos são matriculados e foram recebidos com muita festa por seus colegas de sala, os outros estudantes matriculados e a equipe pedagógica da unidade. “Participar de projetos assim era um sonho que não conseguiríamos realizar. Hoje o sonho virou uma realidade e com resultados positivos para os alunos e para mim, como professora que tive a oportunidade de acompanhar todo o processo de desenvolvimento do projeto. E que venham mais projetos”, comemorou a professora Alda Cláudia, que acompanhou o projeto junto com o professor Jeimes Campos.
Além da terceira colocação na Mostratec, concorrendo com outros 267 projetos de 25 países, o projeto desenvolvido pelos estudantes da rede municipal de ensino de Conde foi credenciado para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – FEPACIT, que acontecerá em novembro de 2020 no Pará.
Fonte: Secomd
Créditos: Secomd