O Município de Conde-PB anunciou esta semana a adesão ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, a maior aliança mundial de prefeitos e líderes locais comprometidos com a ação climática, por meio de iniciativas que ajudem a construir um futuro inclusivo, justo e sustentável. A carta de adesão foi assinada pela Prefeita de Conde, Márcia Lucena.
Ao assumir o compromisso, a Prefeitura se dispõe a cumprir, nos próximos três anos, uma agenda destinada a reduzir ou limitar as emissões de gases de efeito estufa, preparar a comunidade local para os impactos das mudanças climáticas, aumentar o acesso à energia sustentável e controlar o progresso em direção a esses objetivos. O Município deverá desenvolver um inventário de emissões de gases do efeito estufa e uma pesquisa sobre os riscos e vulnerabilidades climáticas. As ações farão parte de um Plano que deverá ser revisto periodicamente.
O Pacto pelo Clima é tema do Encontro de Prefeitas, realizado esta semana em Brasília (3 a 5 de março) sob o tema “A Liderança Política Feminina na Construção de Cidades Mais Humanas, Democráticas e Sustentáveis”. Organizador do evento, o Instituto Alziras aposta na articulação de redes de mulheres eleitas para debater boas práticas e estratégias na construção dessas cidades, tendo a liderança política feminina como eixo condutor dos processos. O evento também explora caminhos para utilizar as redes sociais em favor do fortalecimento da democracia, da participação social e dos mandatos femininos nas cidades brasileiras.
Representando a Prefeitura de Conde, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Vescijudith Fernandes Moreira, e a Coordenadora de Mulheres, Jacyara Costa Maciel, apresentarão as prioridades da gestão para a cidade no âmbito da agenda climática. “O controle do parcelamento, uso e ocupação do solo municipal é uma destas prioridades, sobretudo em áreas costeiras, de mangues, falésias e maceiós”, exemplifica Vescijudith.
A Secretária cita ainda, como prioridades, a urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários em áreas de sensibilidade ambiental; a garantia de abastecimento de água para todas as comunidades; a criação de hortas urbanas e comunitárias e a promoção do uso eficiente da energia, entre outras iniciativas.
“Nossas prioridades para uma cidade sustentável levam em consideração a mulher, a criança, o idoso, a acessibilidade”, diz a Secretária. “Tornar a cidade mais agradável através do contato com a natureza, com segurança pública e com políticas públicas que proporcionem esse objetivo”, completa.
O evento é promovido pelo Instituto Alziras, organização sem fins lucrativos que visa contribuir para o aumento da representação feminina na política, em parceria com o ICLEI – América Latina, Instituto Alana e Fundação Bernard Van Leer. Participam do encontro representantes da Embaixada da União Europeia no Brasil, do Instituto Clima e Sociedade e da Fundação Avina, além de organizações de fomento como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba