O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) da Secretaria de Saúde de Conde vai promover durante todo o mês de setembro uma série de ações e atividades em alusão ao Setembro Amarelo, relacionado à Campanha de Prevenção ao Suicídio. Entre as atividades que serão realizadas, destacam-se as rodas de conversas nas Escolas e Unidades Básicas de Saúde e a Marcha de combate ao suicídio, que encerra as ações no dia 25 de setembro.
De acordo com a Coordenadora do Centro, Tereza Patrício, “estaremos promovendo estas atividades direcionadas não apenas para os usuários e usuárias do CAPS, mas estendendo aos estudantes e toda a sociedade civil. Estes assuntos precisam ser debatidos como forma de prevenir e ajudar as pessoas que estão passando por situações de risco e que muitas vezes apenas com o diálogo e o acompanhamento de profissionais, estas situações podem ser evitadas”, disse.
A Secretária de Saúde Renata Martins Domingos ressalta que “até pouco tempo atrás, falar de suicídio era proibido. Mas esse silêncio só impediu que esse problema de saúde pública fosse enfrentado, contribuindo para o aumento de casos. Nós queremos com essa campanha alertar os condenses que o sofrimento e a dor psíquica podem ser tratados, de forma que a morte não seja uma alternativa para o fim deles. Falar sobre essa temática ajuda a aliviar a angústia e a pressão que esses sentimentos trazem.”
Nesta quarta-feira (04), a partir das 15h, as equipes do CAPS farão uma roda de conversa na Casa de Maria, no Loteamento Carnaúba, com o tema: “Depressão e Suicídio – Falar é Preciso”. O momento é aberto a todos e todas que quiserem participar.
Setembro Amarelo – O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. No Brasil, a campanha iniciou em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CVV) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em Brasília e hoje é realizada em várias regiões do país.
CAPS Conde – O CAPS atende usuários com transtornos mentais, oferecendo atendimento médico, acompanhamento com medicamentos e atividades culturais, oficinas artísticas e visitas domiciliares. O Centro funciona no Loteamento Jardim Recreio e atende de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.
Confira a programação completa do Setembro Amarelo em Conde
04/09 (Quarta-feira)
15h – Roda de Conversa – DEPRESSÃO e SUICÍDIO: FALAR é PRECISO
Local: Casa de Maria
06/09 (Sexta-feira)
13:30 – Palestra para alunos da Rede Municipal de Ensino – DEPRESSÃO e SUICÍDIO: FALAR é PRECISO
Local: Escola Municipal Geni Rufino – Ademário Régis
10/09 (Segunda-feira)
09h – Roda de Conversa com usuários e Usuárias do CAPS I e Familiares
Local: CAPS I
11/09 (Terça-feira)
09h – Palestra na UBS Conceição com as equipes do CAPS I e a Psicóloga do NASF
Local: Loteamento Nossa Senhora da Conceição
13/09 (Quinta-feira)
09h – Palestra na UBS Neves com as equipes do CAPS I e a Psicóloga do NASF
Local: Loteamento Nossa Senhora das Neves
16/09 (Segunda-feira)
09h – Palestra na UBS Carapibus com as equipes do CAPS I e a Psicóloga do NASF
Local: Ademário Régis
19/09 (Quinta-feira)
09h – Palestra em alusão a campanha Setembro Amarelo (Aberta ao público e Profissionais da Saúde)
Palestrantes: DR Gustavo Pires / Psiquiatra do CAPS I
DR Júlio Carvalho / Médico Clínico Geral da UBS Mata da Chica
Local: Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura)
23/09 (Segunda-feira)
09h – Apresentação do Grupo Doido de Teatro do CAPS I / Conde
Manifesto Cênico “Viver é Preciso”
Local: Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura)
25/09 (Quarta-feira)
09h – Marcha de encerramento da Campanha Setembro Amarelo em Conde
Local: Praça Pedro Alves / Centro de Conde.
Fonte: Secomd
Créditos: Secomd