Na última segunda-feira(6), a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, participou da primeira reunião da Comissão Tripartite Estadual, que marca a instalação da Comissão na Paraíba. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em João Pessoa.
Durante a reunião, a secretária destacou a responsabilidade da comissão na criação de políticas públicas. ““A instalação desta comissão é um passo significativo para a Paraíba. Ela serve para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas que promovam a sustentabilidade e a conservação ambiental. É um fórum onde a pluralidade de perspectivas se une em prol do interesse coletivo, impulsionando ações que moldarão o futuro do nosso meio ambiente,” declarou a secretária Camaraense.
A pauta da reunião incluiu a definição do regimento interno, o calendário de reuniões e as pautas prioritárias a serem discutidas durante o ano. A reunião foi conduzida pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) na Paraíba, Geandro Pantoja. Estiveram presentes, além da secretária Rafaela Camaraense, o superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Marcelo Cavalcanti; o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira; a representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) na Paraíba, Mônica Mafra; o coordenador da assessoria técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Paraíba (Semas), Adroilzo Fonseca; e a representante da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Lilian Arruda Ribeiro.
A próxima reunião está agendada para o dia 10 de junho, sob a presidência da secretária Rafaela Camaraense, na sede da Secretaria do Meio Ambiente, em João Pessoa.
Sobre as Comissões: As comissões tripartites são essenciais para o diálogo e a colaboração entre os diferentes níveis de governança ambiental, fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Desde a sua criação, em 2001, a Comissão Tripartite Nacional tem atuado como um mecanismo de articulação e descentralização, buscando sempre o consenso em suas decisões e ações.