Articulação

Comissão de Orçamento é instalada sob presidência de Efraim Filho

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional foi instalada nesta quinta-feira, 10, e será presidida pelo líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB). A relatoria do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026 ficará a cargo do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL). A instalação se dá menos de um mês depois da aprovação do Orçamento de 2025. A votação estava marcada para dezembro mas foi adiada para priorizar o pacote de cortes de gastos apresentado pelo Planalto. A relatoria da LDO ficou com o deputado Carlos Zaratini, indicado pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ).


No seu discurso inaugural, Efraim Filho falou em equilíbrio fiscal como “premissa” da comissão para “evitar sentimento de gastança desenfreada”. Acrescentou: “Iremos evitar qualquer sentimento de gastança desenfreada que causa impacto na sociedade e de quem quer investir no Brasil. equilíbrio fiscal não se faz apenas pelo lado da receita, aumentando imposto ou a alíquota. Mas também se faz pelo lado da despesa, qualificar o gasto público e reduzir custos, eliminando desperdícios”.

Articulação e Orçamento de 2026


O nome de Efraim Filho circulava antes mesmo da finalização dos trabalhos da composição para 2025. O parlamentar é um aliado próximo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Já Isnaldo Bulhões é da base do governo Lula e chegou a ser escolhido para a Secretaria de Relações Institucionais. Bulhões é um dos principais articuladores da Casa Baixa e aliado de primeira hora do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB). A boa relação que tem com o Planalto deve facilitar as negociações para o Orçamento de 2026, ano das eleições gerais.