Destaque nacional

Com seis milhões de litros, Areia registra recorde de produção de cachaça

O resultado reflete o crescimento sustentável do setor na Paraíba, que é tradicionalmente um dos maiores produtores da bebida no Brasil.

Com seis milhões de litros, Areia registra recorde de produção de cachaça

Conhecida como capital paraibana da cachaça, Areia alcançou um marco histórico na produção durante a safra 2023/2024. Foram produzidos seis milhões de litros. O resultado reflete o crescimento sustentável do setor na Paraíba, que é tradicionalmente um dos maiores produtores da bebida no Brasil.

Com esse recorde, a cidade de Areia se consolida como uma das principais produtoras do destilado no país. São atualmente 14 engenhos em atividade.

Segundo a Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), o aumento significativo da produção na safra atual se deu por inovações tecnológicas e investimentos em capacitação da equipe de colaboradores.

Especialistas apontam que a valorização da cachaça paraibana no mercado amplia as possibilidades de investimento para o desenvolvimento do setor.

Turismo

A cachaça também fomenta o turismo e a vivência gastronômica, estimulando a realização de eventos importantes.

Por exemplo, nos próximos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, acontece o Areia Mostra Cachaça. O evento será realizado no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Areia e contará com diversos estandes de marcas de cachaça de Areia e de outras regiões do país. A iniciativa é da APCA e do Sebrae Paraíba.

Thiago Henrique Baracho, presidente da APCA, reconhece a qualidade e a autenticidade da cachaça paraibana.

“Ela não só movimenta o mercado interno, mas também conquista mercados internacionais, fortalecendo a imagem do estado como produtor de uma das bebidas mais emblemáticas do Brasil”, defende Thiago.