Nesta sexta-feira

Com a presença de Lewandowski, Paraíba inaugura a primeira Sala Lilás do Brasil para mulheres vítimas de violência

Com a presença de Lewandowski, Paraíba inaugura a primeira Sala Lilás do Brasil para mulheres vítimas de violência

Paraíba - A Paraíba se tornou o primeiro estado do Brasil a inaugurar uma Sala Lilás, destinada a oferecer acolhimento a mulheres vítimas de violência. Esta iniciativa faz parte do programa “Antes Que Aconteça”, idealizado pela senadora Daniella Ribeiro (PSD) e foi oficialmente inaugurada no Instituto de Polícia Científica (IPC), localizado no bairro do Cristo.

Durante a solenidade, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou a importância da sala em um contexto de crescente violência contra a mulher e feminicídios. “Essa sala proporcionará um acolhimento amplo e multidisciplinar, garantindo que as mulheres se sintam protegidas e cuidem de suas crianças que, muitas vezes, também são afetadas por esse ciclo de violência”, afirmou Lewandowski.

O espaço contará com a presença de delegados de polícia, assistentes sociais e psicólogos, para oferecer suporte não apenas às mulheres em situação de risco, mas também às crianças que as acompanham. A senadora Daniella Ribeiro anunciou a expansão da Sala Lilás para 52 municípios da Paraíba e a previsão de implantação em outros estados brasileiros, reforçando a colaboração entre as esferas federal, estadual e municipal.

O governador João Azevêdo (PSB) enfatizou a relevância da sala, afirmando que o programa é um passo essencial para criar um sistema de proteção às mulheres. “Queremos que, ao menor sinal de violência, as mulheres tenham um espaço seguro”, ressaltou.

Com este projeto, a Paraíba se destaca na luta contra a violência de gênero, buscando garantir um ambiente seguro e acolhedor para mulheres e crianças que enfrentam situações de risco.