Segurança

Central de Monitoramento de Segurança de João Pessoa é destaque na América Latina

O Secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, Dudu Soares, usou as redes sociais nesta terça-feira (6) para registrar a publicação feita pelo Grupo Motorola Solutions.

Central de Monitoramento de Segurança de João Pessoa é destaque na América Latina

O Secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, Dudu Soares, usou as redes sociais nesta terça-feira (6) para registrar a publicação feita pelo Grupo Motorola Solutions, que reconhece a Central de Monitoramento de Segurança da Prefeitura como o projeto de Vídeo e Software de Comando e Controle mais inovador de toda a América Latina. O informativo aponta dados que revelam um cenário de redução de crimes e gastos por meio de um sistema de vigilância inteligente que ajuda a guarda municipal a garantir a segurança dos cidadãos e a integridade dos serviços públicos oferecidos pelo município de aproximadamente 820 mil habitantes e uma área territorial de 211 Km².

De acordo com o Grupo Motorola Solutions, a cidade de João Pessoa é um case de sucesso por contar atualmente com uma Central de Monitoramento equipada com o software Decision Management System, que permite uma resposta rápida e eficaz de possíveis ocorrências. Além disso, o sistema de gerenciamento de vídeo Control Center VMS assegura que as câmeras de segurança continuem operando mesmo em caso de falha do servidor principal.

Os resultados superaram a expectativa da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), que constatou uma redução de arrombamentos a prédios públicos e o aumento da resolução de crimes.

“A segurança em João Pessoa melhorou significativamente com o investimento em tecnologia. Antes, enfrentávamos frequentes arrombamentos a prédios públicos, especialmente em unidades de saúde. Desde a implantação do monitoramento, houve uma redução de 90% nesses incidentes, e conseguimos solucionar os outros 10%, realizando prisões e apreensões, graças à qualidade das imagens das câmeras”, disse Dudu Soares.

A Central de Monitoramento de Segurança, operada por uma equipe da Guarda Civil Metropolitana, inclui cerca de 500 pontos distribuídos em prédios públicos, equipados com 4.668 câmeras de monitoramento, 566 painéis de alarme de intrusão, 3.426 sensores de presença e 3.426 sensores de portas.

Assessoria