O Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema realizará o espetáculo “Tropeiros da Borborema – 40 anos contando uma história” neste sábado (15), no Teatro Municipal Severino Cabral. O evento inicia a partir das 19h e já esgotou os ingressos da plataforma digital. Ingressos de possíveis desistentes podem ser retirados na bilheteria do Teatro, minutos antes do espetáculo.
O grupo reencontrará o seu passado, revisitará suas memórias e reafirmará seu compromisso com o futuro através da missão em pesquisar, resgatar e divulgar a cultura popular brasileira. Alguns integrantes das quatro gerações se apresentarão no espetáculo de teatro, dança, música e literatura de cordel.
Cerca de 80 pessoas se reencontrarão na dança para festejar e eternizar o grupo que é considerado a expressão viva do folclore brasileiro. Uma das convidadas é a ex-integrante e atual secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio.
Ela foi uma das artistas fundadoras do grupo, que surgiu junto com o Centro Cultural Lourdes Ramalho na década de 1980. Giseli falou sobre a emoção de estar junto novamente com os dançarinos que são destaques nacional e internacional da dança folclórica.
“Estaremos envolvidos e unidos novamente nas artes. O Grupo Troleiros da Borborema iniciou essa tradição de dança folclórica, de guardar a memória da cultura popular a quatro décadas. Já mostrou nossos talentos para o Brasil e em alguns países, lançou artistas que até hoje vivem de suas artes e agora perpétua nossas tradições na dança”, comentou.
O marco comemorativo das quatro décadas de atividades ininterruptas será um momento único, imperdível, segundo o presidente do grupo, Antônio Nunes. Ele falou sobre a importância da data para os participantes, veteranos ou novatos.
“Os artistas que fazem o grupo Tropeiros da Borborema estão com grandes expectativas para este espetáculo. Todos estão ansiosos e felizes em realizar o espetáculo, que faz uma interligação entre as décadas, resgatando o que foi o grupo na década de 1980 quando surgiu até os dias atuais e já abrindo as portas para o futuro dos artistas populares”, declarou, lembrando o legado na dança que os Tropeiros deixará para outras gerações.
Ficha técnica
Grupo Tropeiros da Borborema
Direção: Gerson Brito (Presidente de honra), Josefa de Lourdes (membro vitalício), Wescley Alysson, Antônio Nunes, Richard Bezerra, Tássia Mayara e Jessica Araújo.
Espetáculo de 40 anos
Coreografias: Gerson de Oliveira Brito
Direção de espetáculo: Wescley Alisson e Rodrigo Araújo
Roteiro e adaptação de roteiro: André Lopes e Rodrigo Araújo
Produção de palco: Elessandro Batista
Produção Musical: Antonio Nunes, Rai Bezerra, Richard Bezerra, Nikolas Nunes, Elessandro Batista, Luiz Calixto
Supervisão executiva: Antonio Nunes
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba