Trânsito

STTP inicia colocação de dez novos radares e lombadas eletrônicas em Campina Grande

Com o objetivo de diminuir o número de acidentes e garantir segurança viária, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), iniciou a implantação de dez novos equipamentos de aferição eletrônica de velocidade, registro de avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres.

Foto: Assessoria

Com o objetivo de diminuir o número de acidentes e garantir segurança viária, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), iniciou a implantação de dez novos equipamentos de aferição eletrônica de velocidade, registro de avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres.

Essa implantação de radares e lombadas está inserida dentro das ações da campanha de educação de Trânsito Maio Amarelo e foi definida a partir do projeto Corredor Seguro, de requalificação das Avenidas Almirante Barroso e Francisco Lopes de Almeida (Malvinas) e com base nos levantamentos do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat).

Nestes citados corredores, estão planejadas diversas intervenções viárias, relativas à sinalização horizontal e vertical, à estrutura viária e ao transporte público (inclusive, com realocação de paradas de ônibus) para melhorar a fluidez e a segurança de pedestres, ciclistas e condutores de demais veículos, nestas importantes vias que ligam o Centro à Alça Sudoeste, passando pelas Malvinas.

Na Francisco Lopes, a colocação dos equipamentos eletrônicos vai permitir a retirada de lombadas físicas nas vias, melhorando a fluidez no trânsito e diminuindo o tempo de tráfego do transporte público no percurso origem-destino. Além disso, nos outros pontos fora das citadas vias, serão colocadas lombadas eletrônicas e radares a partir de avaliações feitas pelo Neat, que identificou, via pesquisas in loco, através de GPS e drone, pontos de conflito e com alto risco de acidentes.

Desta maneira, os locais que receberão novos equipamentos (todos com o limite de velocidade de 50 km/h) são os seguintes:
Av. Prof. Almeida Barreto x Av. Dom Pedro I (velocidade, avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres);
Av. Almirante Barroso X r. Odon Bezerra (velocidade, avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres);
Av. Francisco Lopes de Almeida – próximo à ponte – (velocidade);
Av. Francisco Lopes – próximo à torre da Chesf – (velocidade);
Av. Francisco Lopes de Almeida – próximo ao Detran – (velocidade);
Av. Juscelino Kubitscheck, na altura do n° 3359 (velocidade);
R. Quinze de Novembro – próximo à escola Prof. Anísio leão – (velocidade);
R. Quinze de Novembro – próximo à escola Dr. Heleno Henrique – (velocidade);
R. Rodrigues Alves – próximo ao campo do Campinense – (velocidade);
Av. Floriano Peixoto – próximo ao empresarial Laércio Tavares – (velocidade).

As aferições relativas à velocidade serão registradas 24h, no entanto, avanço e desrespeito à faixa só serão computados das 5h às 23h.
Seguindo as etapas de planejamento, comunicação, educação e efetivação. Neste mês de maio será realizado o serviço de colocação dos postes e instalação dos equipamentos; em seguida, os materiais serão aferidos pelo Inmetro.

Em junho, será iniciado período de educação, com envio de notificações educativas, bem como será intensificada a divulgação nos meios de comunicação tradicionais e digitais. A previsão é de que os equipamentos estejam funcionando efetivamente (com autuações válidas) no início de julho, após o período junino.

Assim, a colocação das lombadas eletrônicas atende ao que preconiza o conceito de Visão Zero (nenhum acidente é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). Tudo isso se conforma ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e ao que recomendam as Nações Unidas com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.

Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba