A Prefeitura de Campina Grande realizará a operação especial de trânsito e transporte durante a Procissão de Nossa Senhora da Conceição, que acontecerá nesta sexta-feira, 08, saindo da Catedral em direção ao Parque do Povo. A operação também será direcionada para quem vai visitar os pontos de decoração do Natal Iluminado.
Através da STTP será garantindo o transporte público, ida e volta, para os religiosos, atuando em sintonia com o horário especial de domingo, para atender aos usuários que se deslocarão em procissão ao Parque do Povo, e para quem vai visitar a decoração natalina no entorno do açude velho.
O Terminal de Integração estará funcionando normalmente, com um efetivo de fiscais de transporte para atender as informações necessárias.
Conforme planejamento da Gerência de Tranportes da STTP, os ônibus estarão circulando de forma semelhante ao domingo, porém, com o final da operação encerrando uma hora mais tarde, ou seja, de 6h até 21h (antes 18h).
Quem fizer o deslocamento por meio do transporte coletivo, o planejamento será idêntico ao utilizado durante o desfile de 07 de Setembro, ou seja, estarão trafegando pelas ruas Afonso Campos, Vila Nova da Rainha, Afonso Campos, ou Peregrino de Carvalho, onde haverá os pontos de desembarque e embarque.
Segundo a gerente de transportes da STTP, Araci Brasil, as equipes de fiscais também estarão de plantão, acompanhando as demandas em tempo real e qualquer necessidade de adequação poderá ser feita durante o dia.
“Estaremos em monitoramento. Caso a frota exija uma demanda maior faremos um ajuste pontual”, disse Araci Brasil.
Em relação ao horário de fechamento de um shopping, que fica no bairro do Catolé, os trabalhadores podem ficar despreocupados no que diz respeito à volta para casa. Isso porque, a linha 245 estará funcionando normalmente. “A linha 245, como é de conhecimento de todos, estará atuando de acordo com o horário de funcionamento do shopping do Catolé. Meia hora após as lojas fecharem, o ônibus estará indo em direção aos bairros”, confirmou Araci Brasil.
Operação de Trânsito na Procissão
A estratégia da STTP objetiva garantir a segurança, acessibilidade e fluidez do trânsito de veículos e pedestres na concentração e durante todo o percurso, conforme programação, disponibilizando motociclistas e viaturas com equipes de agentes de trânsito.
Conforme a programação da Diocese, o cortejo está previsto para sair às 16h da Catedral, seguindo pelas ruas Bento Viana, Afonso Campos, Vila Nova da Rainha, Dr. Severino Cruz, passando pelo Museu dos Três Pandeiros, Museu Digital, em direção à Rua Sebastião Donato, e chegando ao Parque do Povo, onde terá a culminância do evento com a celebração de uma missa.
Para reduzir os transtornos causados ao trânsito durante a concentração e percurso, já às 15h os agentes da STTP estarão interditando o trecho da Floriano Peixoto, sentido viaduto, a partir da Prefeitura, desviando o trânsito para a rua Maciel Pinheiro e rua Afonso Campos.
Durante o cortejo, e nas demais ruas, os agentes irão bloquear o tráfego transversal à passagem da procissão apenas quando os devotos estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado imediatamente após a passagem da procissão.
A STTP orienta para quem for fazer seu deslocamento, de casa até o evento, de carro, procurem estacionamento nas ruas adjacentes, a exemplo da Maciel Pinheiro, Peregrino de Carvalho ou Venâncio Neiva, que são ruas próximas ao evento e oferecem segurança, pois são dotadas de câmeras de segurança com monitoramento de vias.
Para informações adicionais, duvidas, ou reclamações, a STTP disponibiliza o telefone de plantão, através do telefone 3341.1517, tanto por ligação como por mensagem via WhatsApp Mobilidade.
Fonte: PMCG
Créditos: Polemica Paraíba