Confusão

Sindicato dos jornalistas emite nota de repúdio contra vereador de CG que chamou profissional de 'canalha'

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) emitiu uma nota em defesa do jornalista Geovanne Santos, que foi chamado de ‘canalha’ pelo vereador de Campina Grande, Rostand Paraíba (PP), durante um discurso seu na Câmara nessa quarta-feira (12).

O jornalista é conhecido da mídia campinense por questionar os vereadores de oposição para votarem as suplementações orçamentárias enviadas pela Prefeitura à Casa de Félix Araújo, suplementações essas que são necessárias para o pagamento da folha dos prestadores de serviços.

Em sua fala, Rostand insinuou que o profissional é aliado do prefeito: “Várias vezes vi ele dentro do carro do prefeito. O prefeito foi inaugurar uma PSF lá na zona leste, em Nova Brasília, o Wesley Cariri, e ele estava lá bajulando o prefeito. Tem jornalismo de verdade na nossa cidade, mas para mim esse cara das Malvinas é um canalha”.

Na nota, Sindjor-PB cobrou apuração e punição pela Mesa Diretora e pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal de Campina Grande contra o vereador.

“Quando ataques ao cidadão e jornalista são proferidos por um parlamentar, só temos a lamentar, repudiar e cobrar providências, pois nosso povo não merece ser representado de forma tão vulgar e vergonhosa”, diz trecho da nota.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Existem duas premissas fundamentais para a democracia: a livre atuação política e a liberdade de expressão. Lutamos por décadas e conquistamos um pleno estado democrático de direito em nosso país, com um parlamento eleito pelo voto dos cidadãos e uma imprensa livre. Mas toda liberdade demanda respeito e responsabilidade!

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), mais uma vez torna público todo o repúdio aos constantes ataques a jornalistas, desta vez na forma de pronunciamento proferido pelo vereador Rostand Paraíba (PP), que atacou verbalmente o profissional Geovanne Santos, chamando-o de “canalha”, durante seu discurso inflamado na Câmara de Vereadores de Campina Grande-PB, envergonhando a classe política, desrespeitando a Casa do Povo e agredindo a livre atuação jornalística.

A falta de decoro tem que ser apurada e punida pela Mesa Diretora e pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal de Campina Grande, pois, pior que o desrespeito ao cidadão com palavreado de baixo calão de um representante do povo, é o ataque rasteiro ao trabalho da imprensa.

A imunidade parlamentar e a liberdade de expressão são conquistas democráticas decorrentes de muita luta, sangue, suor e lágrimas do povo brasileiro e devem ser exercidas com liberdade e responsabilidade, contudo, nada pode justificar ataques pessoais, agressões verbais e físicas ou desrespeito a qualquer pessoa.

Quando ataques ao cidadão e jornalista são proferidos por um parlamentar, só temos a lamentar, repudiar e cobrar providências, pois nosso povo não merece ser representado de forma tão vulgar e vergonhosa.

Diante de fatos como esse de tamanho ataque aos pilares de nossa democracia, nosso mais veemente repúdio e repulsa, em nome de todos os profissionais da imprensa paraibana.
A Diretoria