A Secretaria de Planejamento de Campina Grande (Seplan) realizou, nesta quinta-feira (2), a primeira parte da III Reunião de Resultados da pasta. Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Sebrae, o prefeito Bruno Cunha Lima destacou a importância da Secretaria para o desenvolvimento de Campina Grande, sobretudo na execução de projetos como a requalificação do Parque Evaldo Cruz e do Cine Capitólio.
’É a primeira vez na história de Campina Grande que conquistamos a classificação A em capacidade de investimentos, atribuída pelo Governo Federal. Isso quer dizer que a cidade conquista a garantia da União para dar caução aos nossos processos, com o aval do tesouro nacional e sem comprometer o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Poderemos, a partir de agora, captar recursos até internacionais para investimento em Campina Grande. Já conseguimos verba na ordem de R$30 milhões para financiar obras na cidade, entre elas, a requalificação do Parque Evaldo Cruz’, detalhou o prefeito.
Nessa reunião de resultados, que iniciou o fechamento do primeiro semestre de 2022, alguns projetos importantes foram apresentados e detalhados. A Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (ATECEL), uma das parceiras da Seplan, apresentou o andamento dos projetos executivos do Parque Evaldo Cruz e das Avenidas Tavares e Plínio Lemos. Por sua vez, a Unifacisa apresentou as etapas dos projetos complementares (estrutural, hidráulico, iluminação) da requalificação do Cine Capitólio, parceria oficializada no mês de maio.
O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, destacou a importância da unidade dentro da Secretaria, no que diz respeito a planejar a cidade pensando nas pessoas. Ele resumiu a atuação da Seplan na busca de parcerias para aumentar os braços do Planejamento de Campina Grande e resolver problemas históricos.
Entre os projetos considerados divisores de água da gestão municipal, Félix Neto elencou a requalificação do antigo Cine Capitólio e do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo); abertura de vias, como as avenidas Tavares, Plínio Lemos, Josué Sylvestre, Brasília; além dos projetos da Feira Central, Riacho das Piabas, da Praça no Bairro das Cidades; entre outros.
“Estamos vivendo um momento de muita animação, porque estamos vendo os frutos sendo colhidos. Mas, é momento de avançarmos ainda mais e estamos elencando prioridades, trazendo inovações para Campina Grande, além de resolver problemas antigos. Estamos planejando melhorias para o Açude Velho, Feira Central, Estação Nova, Riacho das Piabas, entre outros. Nossa meta é seguir a orientação dada pelo prefeito Bruno Cunha Lima no início da gestão, que é transformar a Seplan em uma fábrica de projetos”, afirmou.
Na oportunidade, o prefeito Bruno Cunha Lima revelou ainda uma homenagem que o Município fará ao Centenário de Félix Araújo, comemorado este ano. A Avenida Tavares (nome provisório) será nomeada de Avenida Félix de Souza Araújo, visto que a nova via será interligada com a Avenida Manoel Tavares e a mudança evitará confusões com os nomes, que seriam semelhantes.
O prefeito destacou a importância da Seplan para o planejamento de uma Cidade para as pessoas, vencendo desafios históricos. “Acabamos de assistir à apresentação do projeto de requalificação do Parque Evaldo Cruz e vamos destravar a construção da eterna etapa não concluída da integração entre o Parque do Povo e o Açude Novo. São 50 anos, desde a concepção dessa ideia até hoje e, agora, temos recursos para isso”, ressaltou, feliz, Bruno Cunha Lima.
As reuniões de resultados da Seplan, vem sendo realizadas desde o início da atual gestão e nelas são apresentados todos os projetos e ações da pasta. O objetivo é levar ao conhecimento dos servidores o que está sendo realizado em cada setor, melhorando a atuação, cumprindo e traçando novas metas e elencando prioridades. A segunda parte das apresentações de resultados acontecerá na próxima quarta-feira (8).
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba