A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realiza durante todo o mês de abril atividades alusivas à conscientização do Autismo. A Rede Municipal de Ensino tem atualmente 843 autistas matriculados. Nesta segunda-feira, 4 de abril, escolas e creches realizaram o Dia D de atividades relacionadas ao tema.
Na Escola Municipal Manoel Mota, por exemplo, os estudantes realizaram apresentações culturais realizadas por crianças autistas: música, exposição de réplicas de animais feitos com massa de modelar, exibição de vídeos educativos sobre o tema e o depoimento de uma mãe sobre rotinas com o filho autista.
Já na próxima semana, a Coordenação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realiza o I Seminário de Orientações para o Apoio Escolar para os alunos com autismo. O evento será realizado de forma on-line, através do canal da Seduc no Youtube.
A culminância da temática acontecerá entre os dias 25 e 27 com o Seminário de Conscientização do Autismo, que acontecerá de forma híbrida: presencialmente no Teatro Municipal Severino Cabral e on-line, através do canal da Seduc no Youtube.
Programação
I Seminário de orientações para o apoio escolar para os estudantes com autismo
11 de Abril – 19h
Abertura
Acolhendo a mulher/mãe de pessoa com autismo para o fortalecimento de vínculos e o papel do apoio escolar.
Tayuana Cláudia de Lima Sousa, psicóloga da Rede Municipal
12 de Abril
18h30 – Manejo de comportamento para os estudantes com autismo no contexto escolar.
Paula Campos, Fonoaudióloga especialista em ABBA
19h30 – Orientações de primeiros socorros no contexto escolar.
Micheline Pires, Coordenadora do Programa Saúde da Família
Seminário de Conscientização do Autismo
De 25 a 27 de Abril
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 08h
Palestra: A importância da inclusão no contexto escolar
Dafny Bispo da Silva
Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae, Psicóloga pela Universidade de São Paulo – USP. Formação básica em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pelo Flórida Institute of Tehnology (FIT – USA) preparatório para supervisor qualificado QBBA em curso.
Andréa Sandra Crespo Ferreira
Psicóloga Universidade Católica de Pernambuco, formação em introdução aos princípios da Terapia ABA e curso de extensão em avaliação comportamental, Especialização em abordagens clínicas, Intervenção ABA com indivíduos diagnosticados com autismo, intervenção individualizadas domiciliar e acompanhamento escolar.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba