Com vasta agenda iniciada na última quarta-feira, 7, a secretária Municipal de Cultura, Giseli Sampaio, participa do 26º Santa Maria em Dança, Festival Internacional, que acontece no Rio Grande do Sul. A viagem oficial tem como objetivo o diálogo com diferentes agentes culturais sobre ações que possam fortalecer ainda mais o segmento da dança de Campina Grande, bem como agendas que permeiam a realização da edição 2022 do Natal Iluminado da Rainha da Borborema.
A gestora de Cultura é a única representante das regiões Norte e Nordeste, sendo uma precursora da cultura popular nordestina no evento, promovendo um intercâmbio cultural não apenas enquanto bailarina, mas também como pesquisadora da cultura popular e da folkcomunicação. Além de compor o corpo de jurados nas competições que acontecem ao longo do festival, Giseli Sampaio também coordenou fóruns de discussões sobre a dança enquanto manifestação cultural em todas as suas nuances.
’Estaremos fomentando um intercâmbio entre as regiões Nordeste e Sul do Brasil. O nosso intuito é conhecer novas perspectivas do ‘fazer dança’ para nossa cidade, acompanhando atividades educativas, e outras ações que estimulam a prática artística da dança. O Santa Maria em Dança é o maior festival de dança do Rio Grande de Sul, e com certeza será um momento de grandes trocas, evidenciando sempre a importância da nossa cultura popular em outras regiões do país.’ afirmou Giseli Sampaio.
Segundo Paulo Xavier, idealizador do Santa Maria em Dança, esse intercâmbio cultural é de suma importância na troca de saberes e vivências artísticas. Xavier detalhou a importância da secretária de Cultura dentro do festival, que dá nome ao Troféu ‘Giseli Sampaio’, que premia grupos de suma importância no fortalecimento da dança na região Sul.
’Devido ao período pandêmico, nós ficamos dois anos sem a realização do Santa Maria em Dança. Neste ano celebramos o 26° Festival Internacional, e nós já trazemos Giseli Sampaio há quase 20 anos, sendo um nome importante do nosso evento, tanto que nós criamos o troféu Giseli Sampaio, que homenageia grupos importantes que são ligados a dança, antes mesmo de ela estar secretária de Cultura da queridíssima Campina Grande. O Troféu Giseli Sampaio é um prêmio que já se tornou tradicional, e neste ano ele será ainda mais especial, pois será dado apenas a um único grupo, o de maior relação com o Festival Internacional de Dança’, explicou Paulo Xavier.
O 26º Santa Maria em Dança aconteceu no Centro de Convenções Park Hotel Moroutin, localizado a 291 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre os dias 7 e 11 de setembro. Neste ano, o Santa Maria em Dança contou com 1600 bailarinos, incluindo participações de bailarinos da Argentina, além de cerca de 260 coreografias, que firmam o Santa Maria em Dança como o maior Festival de Dança do Rio Grande do Sul, que mescla o balé clássico, danças populares e dança contemporânea.
Além de competições, o evento ofereceu cursos, fóruns e workshops que intencionam fomentar práticas culturais dentro da dança. Sendo um dos festivais competitivos de maior tradição no estado, que desde 1995 atrai competidores de todas as partes do Brasil, inclusive com participações de companhias da Alemanha e França.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba