Um misto de dever cumprido e expectativas superadas. A Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), por meio da Vila do Artesão, chegou ao final de mais uma edição d’O Maior São João do Mundo com impacto econômico social satisfatório. Foram registrados números recordes que justificam todo o desempenho da Prefeitura de Campina Grande e a participação efetiva da equipe. Conforme balanço da Amde, os festejos realizados neste ano foram, sem dúvida, os que apresentaram maiores números quanto ao público, metas alcançadas e faturamento considerável.
A programação paralela d’O Maior São João do Mundo realizada na Vila do Artesão com suas parceiras, a exemplo da Getra Gestão, CDBR Certificadora, Vitamassa, Campina FM, Grupo Aurora, Digna e Campo Santo Parque da Paz, contribuiu para um crescimento de 97,7% de ordenamento entre os permissionários. Esse percentual representa uma arrecadação de mais de R$ 1,6 milhão, segundo pesquisa realizada com os próprios artesãos e comerciantes da Praça de Alimentação do local. O valor representa duas vezes mais que o registrado em 2019.
Os dados levantados foram resultado de questionários aplicados, por agentes da Amde, com cerca de 50 permissionários ativos da Vila do Artesão. Esse trabalho aconteceu no período de 10 de junho até 10 de julho.
Neste ano, segundo ressaltou a presidente da Amde, Alana Carvalho, a Vila do Artesão, na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, recebeu investimentos, parcerias, novas ações e muito forró, quebrando todos os recordes de edições anteriores e mostrando que Campina Grande é uma cidade cultural, mas também vocacionada ao empreendedorismo.
Foram mais de 270 horas respirando São João, a Vila do Artesão funcionou de portas abertas ao público todos os dias da semana (das 10h às 19h) atendendo turistas, campinenses e caravanas de outras cidades do Brasil e de outros países. Foram mais de 180 horas de forró ao vivo, com mais de 30 trios de forró pé de serra, abrilhantando ainda mais a festa.
Cerca de dez quadrilhas juninas se apresentaram no local, entre elas a Escurrega Mai Num Cai; Moleka 100 Vergonha; Filhos de Campina; Expressão Junina; Arraial em Paris; Cestinha de Flores; Rojão do Forró; Mistura Gostosa e Flor de Lampião. O local também contou com exposição de fotografias sobre O Maior São João do Mundo.
Vila no Parque do Povo
A Vila do Artesão também esteve presente no Parque do Povo, na área onde fica a Vila Nova da Rainha. Cerca de dez permissionários estiveram presentes para expor seus produtos artesanais para venda, incentivando o empreendedorismo cultural. Neste local o faturamento foi seis vezes maior que nas edições anteriores. A área, privilegiada, foi oferecida aos artesãos de forma gratuita pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Amde.
O pleito da gratuidade para o local foi conquistado através do diálogo entre a presidente da Amde, Alana Carvalho, e os realizadores d’O Maior São João do Mundo, no Parque do Povo. A decoração foi adquirida com recursos próprios e também junto aos patrocinadores. Todos os esforços aplicados à realização do espaço foram executados pela equipe de apoio e manutenção da Amde.
Aproximadamente 195 mil pessoas estiveram presentes na Vila do Artesão, entre as quais 145 mil turistas. Foram mais de 20 ônibus, diariamente, visitando o local. Escolas municipais e privadas de Campina Grande e região, excursões intermunicipais e interestaduais também passaram pelo local.
Casa do Empreendedor Arretado
Na oportunidade, a Amde inaugurou a Casa do Empreendedor Arretado, no chalé 87, da Vila do Artesão. É um espaço cedido pela Prefeitura de Campina Grande, de maneira gratuita, onde os agraciados foram escolhidos entre os concluintes dos cursos profissionalizantes, realizados pela Sala do Empreendedor nos meses de abril, maio e junho deste ano, durante a Jornada do Conhecimento. Foi assinado um termo de ajustamento, onde esses empreendedores serão continuamente acompanhados e orientados pela equipe técnica do órgão, durante um ano.
Impressões nas redes sociais
As impressões registradas nas redes sociais também apresentaram um volume crescente, com aumento no número de seguidores. A Vila do Artesão também se fez presente no maior sistema de busca do mundo, o Google, onde o local teve mais de 66 mil visualizações apenas no mês de junho.
Já no Instagram da Vila do Artesão, o número de seguidores cresceu 33% neste período junino, saltando de 9 mil seguidores para mais de 12 mil. O alcance das publicações teve um aumento de mais de 533%, chegando aos 39.800, com um engajamento também crescente de mais de 264%.
Filtro para o Instagram
A equipe da Amde também idealizou um filtro para utilizar no Instagram e, de maneira espontânea, ele foi compartilhado por quase nove mil pessoas. Cerca de seis mil pessoas apenas visualizaram, mas não o utilizaram. O filtro teve custo zero para a entidade e foi criado pelo Dev Leader da Dillis, Guilherme Henrique que fez a doação para a Amde.
Arrcas e Shopping Lindaci Medeiros
O Shopping Lindaci Medeiros e as arccas Titão e Catedral, equipamentos geridos pela Amde, também foram contemplados com uma programação junina. Trios de forró pé de serra se apresentaram nesses locais, animando forrozeiros campinenses e turistas na área Central da cidade.
Apresentações Musicais
A parceria da Prefeitura de Campina Grande com a Campina FM, por meio do Estúdio 93, apresentou ao público nomes de artistas campinenses, como Amazan, Jeito Nordestino. As apresentações musicais aconteciam todas às sextas-feiras, com início desde a segunda quinzena de maio. Os trios de forró pé de serra complementaram os festejos juninos, tocando todas às quintas, sextas-feiras, sábado e domingo, das 14h às 18h, levando muita animação aos turistas e campinenses.
Trios de forró pé de serra
Como citado anteriormente, em média, 30 trios de forró fizeram parte dos festejos juninos nos meses de junho e julho. Entre as apresentações que animaram o público forrozeiro estavam: Trio Pé de Molek, Trio Quarteto Rapataxo, Trio Cigarro de Palha, Trio Luca da Paraíba, Trio Oásis, Trio Triangulo de Ouro, Serginho do Acordeon, João Oliveira e Banda, Novo Tempo/Forró, Trio Xote Estilizado, Festa Cangerê, Trio Campeão do Forró, Cigarro de Palha, Paulinho /Forró, Fofim Dirmantelo, Trio Triunfo do Forró, Guerreiros do Forró, Trio Triunfo do Forró, Roberto Silva e Banda, Ananias do Acordeon, Trio Triângulo de Ouro e Ananias do Acordeom. Alguns trios se apresentaram mais de uma vez no local.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba