Na tarde desta segunda-feira, 24, foi lançado o pregão eletrônico de Tomada de Preços para a construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro das Cidades. Cinco empresas se credenciaram no edital e, após a assinatura do contrato e da ordem de serviço, o prazo para execução da obra será de oito meses. Em breve, será lançado também o processo licitatório para a construção da praça do entorno da UBS, com um projeto completo de urbanização da área.
A praça e a UBS serão construídas na rua Luiz Vieira da Silva. O investimento previsto na edificação da unidade de saúde é de R$ 1.531.317,59 e de R$ 1.296.282,26 na construção da praça, que vai contar com quadra poliesportiva, pista de skate, cobertura multiuso, quiosque, playground, academia popular e paisagismo.
A unidade, que ficará dentro da praça, será construída no padrão do programa Saúde de Verdade e consistirá em uma UBS do tipo porte II, ou seja, vai abrigar duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), englobando os serviços das UBS Cidades I e II, que hoje funcionam em imóveis alugados. A previsão é atender até 8 mil pessoas.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento. A construção da UBS é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e a execução da obra da praça é da Secretaria de Obras. O desenvolvimento do projeto foi acompanhado diretamente pelo prefeito Bruno Cunha Lima. O trabalho faz parte do plano operacional de crescimento da cidade em todas as regiões.
Na região, também está em construção o Centro de Especialidades Odontológicas da Catingueira, que vai atender as demandas de saúde bucal dos moradores do Bairro das Cidades. A obra está em 75% da execução. Também haverá a construção de uma unidade no Sítio Estreito.
Equipamentos – Entre os equipamentos adquiridos para as unidades reformadas e todas as outras estão: 50 balanças neonatais e 10 balanças digitais, 200 equipamentos de monitoramento de frequência cardíaca na gestação (doppler fetal), 110 negatoscópios, 70 mesas ginecológicas e 150 focos ginecológicos, 1 equipamento de ultrassom, 5 eletrocardiógrafos, 75 mesas clínicas com escadinhas, 30 novas poltronas acolchoadas e reclináveis para pacientes e acompanhantes, 93 aparelhos televisores, 600 computadores, 60 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, 50 ventiladores, 250 estantes, 50 cadeiras longarinas, 50 seladoras, 30 câmaras frias e 10 fogões industriais.
Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba