saúde

Prefeitura de Campina Grande reestrutura laboratórios em Galante e descentraliza exames para toda a cidade

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reestruturando o setor de laboratórios da Atenção Primária à Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, nas Policlínicas e nos Centros de Saúde.

Foto: assessoria

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reestruturando o setor de laboratórios da Atenção Primária à Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, nas Policlínicas e nos Centros de Saúde.

Na Unidade Mista de Galante o laboratório foi completamente reformado e recebeu equipamentos novos, inclusive com aparelhos digitais que facilitam o trabalho da equipe e agilizam.

A Secretaria Municipal de Saúde também tem descentralizado os exames com um trabalho de laboratório móvel, levando a coleta para os Centros de Saúde, as Policlínicas e algumas Unidades Básicas de Saúde de áreas mais distantes, como os distritos e o Complexo Habitacional Aluízio Campos.

O investimento nos laboratórios faz parte do pacote do programa Saúde de Verdade de qualificação dos serviços. Além disso, também foram adquiridos 200 equipamentos de monitoramento de frequência cardíaca na gestação (doppler fetal), 150 focos ginecológicos, 110 negatoscópios, 1 equipamento de ultrassom, 5 eletrocardiógrafos, 75 mesas clínicas com escadinhas, 30 novas poltronas acolchoadas e reclináveis para pacientes e acompanhantes, 93 aparelhos televisores, 30 computadores, 60 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, 50 ventiladores, 250 estantes e 50 cadeiras longarinas.

Os eletrocardiógrafos vão ser utilizados nos Centros de Saúde e o aparelho de ultrassonografia será utilizado de forma itinerante, descentralizando o acesso ao exame. Os negatoscópios, usados para verificar exames de imagens, são suficientes para todas as unidades. Os bebedouros, que são uma demanda antiga, serão utilizados para as copas e para as recepções. Os aparelhos de ar-condicionado vão ajudar a climatizar as unidades já reformadas.

“Não estamos apenas estruturando as unidades com recuperação predial, mas principalmente com equipamentos que proporcionem o funcionamento adequado”, explicou o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.

*Reformas* – Atualmente, 17 prédios da Atenção Primária à Saúde estão passando por reforma. As UBS em reforma são Centro de Saúde da Bela Vista, Unidade Mista de Galante, UBS Nely Maia, UBS São Januário, UBS Argemiro de Figueiredo (Liberdade), UBS Mutirão, UBS Catolé de Zé Ferreira, UBS Bodocongó, UBS Catolé de Zé Ferreira, UBS Tambor, UBS Sítio Marinho, UBS Velame, UBS Severino Ramos (Cruzeiro), UBS Jardim Verdejante, Âncora Sítio Jorge, UBS Ressurreição e Policlínica das Malvinas.

Os prédios já reformados são UBS Antônio Aurélio Ventura (Cinza), UBS Padre Hachid Ilo Beserra (Glória), UBS José Bezerra Pimentel (Sandra Cavalcante), UBS Portal Sudoeste, UBS Grande Campina, Policlínica da Palmeira, UBS Cidades 1, UBS Cidades 2, UBS Novo Horizonte, UBS Nações, UBS Bela Vista, UBS Raiff Ramalho (Santa Cruz), UBS Ricardo Amorim (Malvinas), UBS Antônio Arruda (José Pinheiro), UBS Raimundo Carneiro (Pedregal), UBS Jocel Fechine (Cuités), UBS Campos Sales (José Pinheiro), Âncora Fazenda Velha e UBS Nossa Senhora Aparecida (Catolé).

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba