A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Educação-Seduc, promoverá nos próximos dias 18 e 19 de julho, a II Jornada de Visibilidade e Inclusão na Educação da Pessoa com Deficiência do Município de Campina Grande.
O evento, voltado aos profissionais de Educação da Rede municipal de ensino, será sediado a partir das 18h, no Teatro Municipal Severino Cabral, localizado no centro da cidade, e contará com palestras de especialistas sobre o tema central do evento; “ A (in)visibilidade da pessoa com deficiência na pós-modernidade: legislações e o imaginário social.
A abertura do evento contará com apresentações culturais que serão realizadas por representantes do Projeto “Capoeira nas Escolas” e pela ativista Laíssa Guerreira. Na ocasião, os participantes contarão com uma palestra com o Dr. em Sociologia, Eduardo Gomes Onofre, que discutirá a temática central do evento, contextualizando questões relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência no ensino municipal de Campina Grande.
Segundo Renata Villarim, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal, o momento é crucial para além de discutir políticas de acessibilidade, apresentar também o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação, como modelo para outros municípios.
“A iniciativa, assim como a primeira edição, tem o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a educação especial em Campina Grande, e nos municípios de abrangência. É a prova de que a inclusão escolar é possível a partir de formações na área, uma forma de dar suporte especializado para os nossos profissionais e garantir os direitos dos nossos estudantes à Educação de qualidade”, ponderou.
Programação – 18 de julho
Abertura – 18h
Apresentação Cultural – 18:30h
Hino Nacional e Hino de Campina Grande executados pelo “Projeto Capoeira nas Escolas”
Apresentação com Layssa Guerreira
-19h
Palestra com Dr. Eduardo Gomes Onofre (Professor da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB. Doutor em Sociologia da Universidade de Strasbourg -França. Líder do grupo de Estudos e pesquisas em Educação Especial na perspectiva inclusiva – GEPEEPI. Editor da Revista Educação Inclusiva – REIN)
Temática: a (in)visibilidade da pessoa com deficiência na pós-modernidade: legislações e imaginário social
Programação – 19 de julho
18h
Apresentação Cultural:
Jessé Oliveira(cego) e Rodolfo Virgínio(cego) – Instituto dos cegos
– Mesa dialógica:
Múltiplos Olhares no Contexto da Educação Especial/Inclusiva
Relato de Experiência: Escola Municipal Manoel Francisco da Mota
Mediadora Renata Villarim
20h
Atividades adaptadas para estudantes público- alvo da Educação Especial
Creche Municipal Karine da Silva:
Professora: Cristina Ribeiro de Souza
Escola CEAI Dr. João Pereira de Assis
Fundamental I: Belízia de Paula Oliveira Silva
Fundamental II: Lídia Rafaela Almeida Fernandes
Mediadora: Renata Vilarim
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba