A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), dá início nesta segunda-feira, 20, a XX Semana Municipal da Consciência Negra e de Ação Antirracista. A atividade acontece em Consonância com a Lei Municipal 10.639/2003, que tem como tema: Enfrentamento ao racismo: por uma educação antirracista.
A Semana da Consciência Negra propõe incentivar a relação da escola e da comunidade, de forma interdisciplinar, para uma Educação das Relações Étnicos Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas unidades educacionais de Campina Grande. Assim como, também abre o debate para toda a sociedade discutir pautas como: As novas práticas pedagógicas com as Relações Étnico-Raciais e tudo mais que envolve a temática.
Neste ano, a programação terá abertura no Teatro Municipal Severino Cabral, às 18h, com uma mostra literária e apresentações culturais. E segue com mesa dialógica e oficinas, além de exposições das escolas e creches do Município, a partir de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, durante atividades com temáticas étnico-raciais.
De acordo com o coordenador das relações Étnico-Raciais, Moisés Alves, a Semana da Consciência Negra vai além das relações com a educação, é uma estratégia para o combate ao racismo.
“Esse não é um momento apenas para discutir a questão da pele, da cor, mas também as políticas públicas, a educação étnico-racial. Discutir o preceito estrutural e como a sociedade pode de fato vivenciar uma educação antirracista”, pontuou.
Programação
20/11/2023 (TEATRO MUNICIPAL SEVERINO CABRAL)
– 17h30 – Exposição Mostra literária: diversidade cultural e letramento racial, da EMEF Tiradentes, valorizando a temática afro-brasileira, no hall de entrada do Teatro Municipal Severino Cabral.
– 18h – Abertura Oficial da Semana da Consciência Negra, seguida de apresentação cultural com as artistas Erica Marques / Cris Lima / Wênia Sonaly, no palco do Teatro Municipal Severino Cabral)
– Apresentação Cultural (EMEF Mª Cândida de Oliveira)
– Apresentação Cultural (EMEF Tiradentes)
– Mesa Dialógica: Professora Iran de Fátima Freitas (Instituto Qualidade e Educação – IQE), José Berivaldo de Araújo Torres (Instituto Alpargatas) e Professor Inácio da Silva (EMEF Maria Salomé de Alves dos Santos) – Tema: resgate histórico da lei 10.639/2003, para conhecimento e apreciação.
– Encerramento ao som de batuque.
22/11/2023 (TEATRO MUNICIPAL ROSIL CAVALCANTE)
– 13h – Abertura Oficial do segundo dia da Semana da Consciência Negra (Moisés Alves da Silva/Daniel Gouveia da Silva Graciano e Luz)
– 14h – Apresentação cultural com o artista Flávio Guilherme, declamando poemas.
– Mesa dialógica – Literatura: diálogos, práticas e saberes antirracistas, com as professoras Andréa Giordana Araujo da Silva (UFPB) e Glauciara Dias de Brito (EMEF Tiradentes) (1h30min)
– Lançamento do livro Arapulca dos ventos, da professora Andréa Giordana Araujo da Silva (UFPB).
23/11/2023
TURNO MANHÃ: CORTEJO AFRO (8H AS 9H30)
• Local de saída: EMEF Mª Cândida de Oliveira (Rua Dr. Antônio Bezerra Camboim, S/N – Nova Brasília, Campina Grande – PB).
• Local de chegada: Praça Joana D’Arc Ferreira de Arruda, localizada no cruzamento da Rua Sargento Edson Sales com a Rua Joana D’Arc Ferreira de Arruda.
Unidades Educacionais convidadas: EMEF Mª Cândida de Oliveira, EMEF Dr. José Tavares, EMEF Dr. Chateubriand.
Público-alvo: alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (alunos de 4º e 5º Anos) e Anos Finais do Ensino Fundamental (alunos de 6º – 9º Anos), professores, equipe técnica e toda comunidade.
TURNO TARDE (ANEXO DA SEDUC – ANTIGO CLUBE DA BOLSA)
– 14h – Abertura das atividades do turno da tarde (Gracia Núbia Cabral/Daniel Gouveia da Silva Graciano e Luz) e apresentação cultural com estudantes da EMEF Tiradentes.
– Mesa dialógica – Educação antirracista: letramento, cultura e visibilidade na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, com as professoras Andréa Giordana Araújo da Silva (UFPB) e Maria Albenize da Silva Soares (EMEF Tiradentes).
– Lançamento do livro Arapulca dos ventos, da professora Andréa Giordana Araújo da Silva (UFPB).
– 17h – Encerramento da Semana da Consciência Negra.
Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba