O auditório da Secretaria de Cultura (Secult) sediou, nesta quinta-feira (31), o lançamento do livro ’Arquiteturas do Sol: Resgate da Modernidade no Nordeste Brasileiro’, da pesquisadora Dra. Alcília Afonso. A ação vem como mais uma contrapartida da Lei Emergencial Aldir Blanc, incentivada pela Prefeitura de Campina Grande.
O livro tem como proposta divulgar os resultados das investigações da pesquisadora na área de arquitetura moderna no nordeste brasileiro, edificações denominadas de “Arquiteturas do sol”, com exposições de obras das cidades: Teresina, no Piauí; Recife, em Pernambuco; e em Campina Grande, Paraíba.
A autora tem doutorado em Projetos Arquitetônicos pela ETSAB/UPC na Espanha, mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é especialista em: Arte e Cultura Barroca e Conservação Urbana, além de graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tendo ainda experiência na área, com ênfase em Projetos arquitetônicos e História da Arquitetura e Urbanismo.
Todos esses pontos de formação foram o norte utilizados para construção da obra literária, que possui assinatura de arte e diagramação de Ivanilson Pereira. O lançamento ocorreu de forma híbrida, por volta das 10h, com participação de público presencial, seguindo todas as normas sanitárias vigentes pelo decreto, e também remotamente, na plataforma Google Meet.
Vale pontuar que a Lei Aldir Blanc (nº 14.017), de 29 de junho de 2020, é destinada ao incentivo da cultura, por meio de ações emergenciais, durante a pandemia do novo coronavírus.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba