Esta quinta-feira, 1 de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e marca o início da campanha Dezembro Vermelho, que conscientiza a população sobre a temática. Este ano, a campanha trata sobre o cuidado combinado, desde a prevenção até o tratamento.
Nesta quinta, em alusão à data, haverá ações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em empresas privadas e na sexta-feira, 2, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante todo o mês serão realizadas ações em toda a cidade.
A campanha busca conscientizar sobre antes, durante e depois da exposição ao vírus HIV/Aids, orientando sobre a prevenção à transmissão congênita na gestação, o uso da Profilaxia Pré-exposição (PREP) para quem se relaciona com parceiros com HIV, uso de preservativos e Profilaxia Pós-exposição (PEP) para após o contato potencial com o vírus, além do tratamento, que consiste na assistência e no acompanhamento que, em Campina Grande, é realizado pelo Centro Municipal de Infectologia.
Em Campina Grande, o Centro diagnosticou 108 novos casos em 2022 e atualmente 1.236 pessoas fazem tratamento na cidade, sendo 843 residentes no município e 393 de outras cidades. No total, 584 pessoas passaram pela Profilaxia Pós-exposição e 36 fizeram a Profilaxia Pré-exposição.
O Centro funciona na Avenida Floriano Peixoto, 1877, no Santo Antônio. O serviço é uma unidade de referência, implantada este ano, para diagnóstico, atendimento, assistência e acompanhamento às pessoas com ISTs, como Aids/HIV, sífilis, hepatites e outras doenças transmitidas através da relação sexual ou por outros meios, como a transmissão congênita.
O serviço oferece testagem, acompanhamento multidisciplinar com médico infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Na unidade, os pacientes fazem coletas para exames, recebem medicação e são encaminhados para realizarem procedimentos específicos.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba