A Prefeitura de Campina Grande inaugurou na tarde desta quinta-feira, 1, o Centro de Proteção e Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (CPAI), no Hospital da Criança e do Adolescente. O serviço, que vai oferecer assistência em saúde, psicológica, jurídica e social a crianças e adolescentes vítimas de violência, é executado em conjunto com vários órgãos.
O CPAI foi concebido para concentrar em um só espaço todos os serviços necessários para a proteção, o tratamento e a investigação em casos de violência física ou psicológica do público infanto-juvenil, visto que o distanciamento entre os órgãos dificultava a procura por parte da vítima ou da família de todos os processos necessários na rede de proteção.
No CPAI estão os serviços de atendimento em saúde, psicologia, assistência social, proteção policial, investigação e de medicina legal. O Centro foi desenvolvido em parceria com o Ministério Público da Paraíba, por meio das promotorias da Infância e da Juventude e da Saúde, do Tribunal de Justiça, através da Vara da Infância e da Juventude, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O serviço vai atender não somente crianças e adolescentes do Hospital da Criança e do Adolescente, mas qualquer pessoa do público infanto-juvenil que foi vítima de violência física ou psicológica. Também serão atendidas crianças encaminhadas pelos Conselhos Tutelares.
“É um grande serviço para assegurar a proteção e a garantia de direitos dessas crianças e desses adolescentes. O centro atua escutando as crianças, com forças policiais dentro do serviço, mas também com psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e até o Numol para realizar exames de corpo de delito e outros procedimentos”, disse o secretário de Saúde, Dr. Gilney Porto.
Estiveram presentes na visita técnica que marcou a inauguração do espaço a promotora da Infância e da Juventude, Dra. Juliana Coutinho; a promotora da Saúde, Dra. Adriana Amorim; o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Hugo Zaher; o diretor do Numol em Campina Grande, Márcio Leandro; o procurador do Município, Dr. Aécio Melo; a delegada da Infância e da Juventude, Maíra Roberta, além de outras autoridades e representantes de serviços e de conselhos.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba