Durante todo o mês de março, que se encerra nesta quinta, 31, a Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou uma série de ações para cuidar e homenagear todas as mulheres alcançadas pelos serviços da Secretaria, dentro de um mês, tradicionalmente dedicado à elas.
No início do mês, o destaque para uma Oficina de Artesanato realizada com as mulheres do Espaço Humanitário do Migrante Venezuelano, com a produção de pulseiras e outros itens, além de um momento de diálogo entre elas, falando da vida e costumes. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS 2) no Cruzeiro, realizou no mesmo dia um Pit Stop na Av. Juscelino Kubistchek, alertando sobre todas as formas de violência contra a mulher, com distribuição de panfletos com orientações sobre canais de denúncia, além da entrega de absorventes e uma palestra ministrada na Unidade, sobre os direitos da mulher.
A equipe da Casa de Passagem Infanto Juvenil, promoveu momentos de lazer para a mulherada, com direito a aulas de dança e beach tênis. Já o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Galante, promoveu palestra tratando sobre a Violência Doméstica, ministrada por Samara Almeida, uma das advogadas da Semas, que também ouviu relatos de mulheres que sofrem com essa realidade.
A saúde da mulher, também recebeu atenção especial por parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS 1, na Liberdade, que realizou exames clínicos, como tipagem sanguínea, teste de glicemia, aferição de pressão, Índice de Massa Corporal (IMC), testes para covid-19, além de ventosaterapia. A ação foi realizada no Complexo Esportivo Plinio Lemos, com o apoio das Secretarias de Saúde (Secsaúde) e de Esportes (Sejel) e da Escola Técnica São Vicente de Paula.
A culminância da série de ações realizada pela Secretaria, foi nessa quinta-feira, 31, com uma palestra no auditório do Sine municipal, ministrada pela fundadora do programa Parecia Amor (@pareciaamor), a psicóloga, professora e escritora, Mayvonne Morais, com o tema: Viva, Mulher! A relevante participação da Mulher enquanto agente de transformações sociais, para mais de 60 colaboradoras da Semas.
Na oportunidade, a psicóloga apresentou os números da violência contra a mulher, índice de feminicídios, ciclos dessa violência, efeitos psicológicos, empoderamento feminino, entre outros temas.
Nós que atuamos na Assistência Social, lidamos diariamente com realidades e histórias de vidas de muitas mulheres, que convivem com as mais diversas dores e sofrimentos. E ter a oportunidade de falar desses desafios e poder interagir e aprender com uma grande profissional como Mayvonne Morais, é mesmo um momento ímpar, sem dúvida, um grande presente”, destacou Samara Almeida, advogada da Semas.
“Um privilégio poder trabalhar o tema Viva, Mulher, para que as mulheres sintam-se cada dia mais fortes, empoderadas, seguras e conscientes do seu papel na sociedade. Além disso, mulheres precisam de escuta, de orientação, de colo e de qualificação, para enfrentar os desafios, sobretudo no serviço público”, ressaltou a psicóloga Mayvonne Morais.
De acordo com Joelma Martins, diretora de Proteção Social Básica, 80 por cento do quadro da Semas, são mulheres. Profissionais e especialistas comprometidas com a assistência social, nos mais diversos segmentos. “Esse momento permite que o nosso profissional técnico seja assistido por uma profissional que conhece bem a realidade em que vivemos, e isso é dignificante. A nossa gestão está de parabéns por esse presente”, concluiu Joelma.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba